Ministro dos Portos visita Rio Grande

Sep 19 2007
(0) Comments

Portal Portos e Navios, 19/9/2007

Rio Grande recebeu, ontem, a visita do ministro da Secretaria Especial dos Portos, Pedro Brito, que estará acompanhado do vice-líder do governo Beto Albuquerque (PSB) e do vereador Jair Rizzo (PSB). Seu primeiro compromisso no Município foi um encontro com o prefeito Janir Branco, às 8h30min, na Prefeitura Municipal. Por volta das 9h30min, em um helicóptero da Marinha, sobrevoou o Superporto e os Molhes da Barra. Visitou o Terminal de Contêineres (Tecon) e depois, em uma lancha, passou pelos Molhes, dique seco e área industrial da Quip, responsável pela construção de módulos da plataforma oceânica P-53.

Participou de almoço com lideranças políticas, sindicais e comunitárias no Centro de Navegação Rio-grandense (Centrovane). Após, visitará a Superintendência do Porto do Rio Grande e verificou, por terra, as obras em andamento na área portuária. De acordo com Beto Albuquerque, a visita do ministro dos Portos a Rio Grande revela a importância das obras que estão ocorrendo no Município para o Programa de Desenvolvimento do governo Federal. Pedro Brito deverá trazer informações sobre as obras de ampliação dos Molhes da Barra e de aprofundamento do calado do canal de acesso ao porto, objetos de expectativa das lideranças do setor portuário rio-grandino.

Albuquerque observa que os investimentos na ampliação dos Molhes da Barra, somados ao aprofundamento do canal de acesso, vão tornar o porto rio-grandino o principal do Cone Sul. Destacou que, após a realização dessas obras, as águas do porto rio-grandino serão as mais profundas entre São Sebastião, no litoral de São Paulo, e Bahia Blanca, no sul da Argentina. “Então poderemos atrair cargas da Bacia do Prata, como grãos da Argentina, Paraguai e Bolívia, minérios de Mato Grosso do Sul e da Bolívia, madeiras do Uruguai e contêineres de vários países”, afirma o deputado.

A ampliação dos Molhes da Barra está prevista no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) por ser considerada uma prioridade do programa de investimentos em infra-estrutura.