Mobilização: Unidade em torno da duplicação
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
O Informativo do Vale – Lajeado, 07/03/2009
Fazenda Vilanova – “Queremos o apoio dos deputados para que o processo tenha continuidade.” A afirmação foi feita pelo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), prefeito José Luiz Cenci (PP), ao abrir o ato político em prol da duplicação da BR-386, entre Estrela e Tabaí, realizado ontem à tarde. A mobilização da entidade e dos prefeitos trouxe à região oito deputados federais e cinco estaduais, que de forma unânime manifestaram seu empenho em favor do pleito. Presente ao encontro, o presidente da Comissão Pró-Duplicação, Ney Lazzari, informou que todos os prazos acertados com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estão sendo cumpridos. A previsão, segundo ele, é de que até o final de junho seja publicado o edital, e o contrato assinado até o final de outubro caso não haja contratempos. Dessa forma, a obra poderá se iniciar no final de novembro ou início de dezembro.
Lazzari informou que o que está sendo gestionado é que as licenças ambientais sejam concedidas dentro do menor prazo possível pelo Ibama e que sejam assegurados, no Orçamento de 2010, R$ 150 milhões para a execução. “Que essa seja a bandeira da região”, afirmou. Os parlamentares chamaram para si a responsabilidade de continuar pleiteando a duplicação, ao mesmo tempo em que elogiaram a mobilização regional. “Temos que nos unir para conseguir essa obra”, disse o deputado estadual Edson Brum (PMDB). Os colegas da Assembleia Legislativa Marquinho Lang (DEM), Ronaldo Zülke (PT), Miki Breier (PSB) e Gilmar Sossela (PDT) reforçaram as colocações. “Essas mobilizações fazem com que o governo e nós, políticos, olhemos estar reivindicações com mais atenção”, admite Sossela.
PAC
Da mesma forma a bancada federal colocou-se à disposição. Deputados governistas como Beto Albuquerque (PSB) e Pepe Vargas (PT) mostraram-se otimistas no sentido de que não faltarão recursos para a duplicação da rodovia, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Temos uma causa comum, que é essa rodovia, e depois temos que começar a luta pela duplicação de Lajeado a Soledade”, afirmou Albuquerque, garantindo que os deputados gaúchos estarão vigilantes para que tudo ocorra nos prazos estabelecidos.
Enio Bacci (PDT) destacou o que considerou um “momento histórico” para o Vale, pois o ato reuniu todas as forças políticas e demonstrou unidade. Lembrou o início da duplicação entre Estrela e Lajeado, quando não havia essa união. Conforme o parlamentar, algumas lutas não têm partido, bandeiras ou cor, e a duplicação da BR-386 entre Estrela e Tabaí é uma delas. “A causa é de todos”, declarou o pedetista. Na mesma linha manifestaram-se Mendes Ribeiro Filho (PMDB), Onyx Lorenzoni (DEM), Renato Molling (PP) e Sérgio Moraes (PTB).
O ato contou ainda com a presença de lideranças empresariais, sindicais, prefeitos, vices e vereadores de toda a região.