Montenegro receberá 4 milhões para criação de Escola Técnica

Jan 06 2007
(0) Comments

Jornal Ibiá – Montenegro, 6/1/2007

Por ser considerado município-pólo, Montenegro será uma das 11 cidades gaúchas a receber uma Escola Técnica Federal. A instituição atenderá a montenegrinos e moradores de municípios próximos. Para a construção do educandário, o Governo Federal investirá 4 milhões de Reais.

Ao anunciar a liberação da verba, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS) lembrou que, no ano passado, foram criadas 40 escolas técnicas no país, das quais quatro no Rio Grande do Sul. Para os próximos quatro anos, a Secretaria de Ensino Tecnológico, comandada pelo gaúcho Eliezer Pacheco, definiu como meta a criação de mais 150 instituições. "São 11 no nosso Estado e, dentre essas, uma em Montenegro", reafirma o parlamentar.

O vice-líder do governo disse ainda que, nos próximos meses, será realizada audiência pública no município para definição das vocações profissionais que serão desenvolvidas pela futura instituição. "Esta escola abre caminhos para o desenvolvimento e geração de empregos, apostando na juventude e na educação, com o objetivo de capacitar para o mercado de trabalho", destaca. "E mão-de-obra qualificada é fundamental para atrair investimentos aos municípios", complementa o deputado socialista.

O prefeito Percival de Oliveira disse que fará contato com a Secretaria de Ensino Tecnológico, do Ministério de Educação, para saber os passos que devem ser tomados. "Quanto antes tomarmos as providências necessárias, mais rápida será a instalação", salienta. Caberá à Prefeitura Municipal fazer a escolha do local onde a instituição será construída. O chefe do Executivo acredita que os cursos poderão ser dentro da área de agricultura, citricultura ou mecânica. "Estou eufórico", declarou, salientando que o município carece de formação de mão-de-obra.