No governo federal

Aug 09 2007
(0) Comments

O Nacional – Passo Fundo, 09/08/2007

Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico em exercício, Marcos Cittolin vai assumir cargo no Ministério de Ciência e Tecnologia

Redação ON

Segundo Cittolin, a nomeação deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial e no final do mês ele assume o posto, com base em Porto Alegre. Como coordenador do Finep, Cittolin será encarregado de promover e financiar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em instituições públicas e privadas, empresas, universidades e institutos nos três estados da região Sul.

O secretário interino de Desenvolvimento de Passo Fundo, Marcos Cittolin, confirmou ontem à tarde que assumirá um cargo no governo federal, mais precisamente no Ministério de Ciência e Tecnologia. O convite para ser coordenador estadual do Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) surgiu após uma reunião entre o deputado federal Beto Albuquerque (PSB) e o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende. Eles discutiram o perfil adequado para o cargo e o ex-vereador acabou sendo indicado.

O ex-vereador afirma que o desafio do novo cargo é importante e ele se sente apto para trabalhar na área. “Minha atividade profissional, consultoria de negócios, se dá basicamente na área de inovação tecnológica”, disse. O cargo estava vago há algum tempo e um novo coordenador foi designado após reivindicação de empresários ligados à Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. Segundo eles, vários projetos estavam parados desde que Vanderlan Vasconcellos deixou a coordenadoria.

Finep

O objetivo da Finep é promover e financiar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em diversos órgãos, públicos e privados, mobilizando recursos financeiros e integrando instrumentos para o desenvolvimento econômico e social do país. A financiadora é uma empresa pública vinculada ao ministério. Ela foi criada em 24 de julho de 1967, para institucionalizar o Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas, criado em 1965. Posteriormente, a Finep substituiu e ampliou o papel até então exercido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e seu Fundo de Desenvolvimento Técnico-Científico, constituído em 1964 com a finalidade de financiar a implantação de programas de pós-graduação nas universidades brasileiras.