ON entrega prêmio Tarso de Castro

Oct 28 2009
(0) Comments

O Nacional – Passo Fundo, 28/10/2009
Prestar uma justa homenagem aos responsáveis pela realização das Jornadas Literárias de Passo Fundo é o objetivo do Grupo Editorial O Nacional ao entregar o prêmio Jornalista Tarso de Castro. As primeiras homenagens foram feitas no
final da tarde de ontem, no estande de O Nacional, no Centro de Lazer e Cultura Popular, palco da 13ª Jornada Nacional de Literatura.

O diretor presidente do Grupo Editorial O Nacional, Múcio de Castro Filho, salientou que o prêmio é uma justa homenagem a grandes pessoas. O nome do prêmio, segundo ele, não poderia ser mais sugestivo.

Tarso de Castro, irmão de Múcio Filho, foi um dos maiores jornalistas brasileiros, responsável pela revolução da
relação entre imprensa e poder. “Ele sempre foi um homem à frente do seu tempo assim como as pessoas que auxiliaram e auxiliam na consolidação da Jornada”, frisou. O ex-vice-reitor Acadêmico da UPF e ex-secretário de Educação, Elido Alcides Guareschi foi o primeiro homenageado Ele lembrou o trabalho e a dedicação que sempre teve para com a Jornada e aproveitou para comparar Tania Rösing ao bispo Dom Claudio Colling. “Durante essa caminhada, sempre digo que duas pessoas sempre me marcaram pela impetuosidade. O bispo Dom Claudio Colling e Tania Rösing.

São pessoas que, quando querem alguma coisa, lutam sempre para conseguir, e conseguem. Fico feliz que
Passo Fundo tenha pessoas assim. Bendito sejam os impetuosos.” A coordenadora das Jornadas Literárias, professora Tania Rösing, contou um pouco da trajetória da Jornada e a relação do evento com o jornal O Nacional. “Esse, para mim, é o reconhecimento do mais importante e mais tradicional jornal da cidade, que sempre teve relação direta com os movimentos culturais”, disse. Além disso, ela garante que é o reconhecimento de 28 anos de muita dedicação e trabalho.

“Quando iniciamos essa caminhada, o apoio de O Nacional foi muito importante, divulgando em evento que poucos tinham ouvido falar. Esse evento também tem relação com a figura de Múcio de astro e com o jornalista Tarso de Castro, auxiliando na formação de leitores de livros, jornais, artes e também da tecnologia”, salientou. Para o prefeito Airton Dipp, outro  homenageado, a Jornada é o principal evento cultural de Passo Fundo e do Rio Grande do Sul na área da literatura, com grande projeção. A realização da Jornada é fundamental para a cidade, tornando o evento cada vez mais marcante. Buscamos sempre cumprir osso dever de acreditar apoiar esse evento”, frisou.

O deputado Federal Beto Albuquerque, autor da lei que denomina Passo Fundo Capital Nacional da Literatura, e eterno
incentivador do evento, agradeceu o reconhecimento e garantiu a continuidade de seu apoio às novas edições da Jornada.

Ao longo da semana, outras personalidades responsáveis pelo surgimento, crescimento e consolidação da Jornada
serão homenageadas com uma placa de bronze com a imagem de Tarso de Castro. Uma delas caberá à jornalista
Fátima Trombini (in memoriam), figura responsável pela divulgação da Jornada de Literatura até os últimos dias
de sua vida nas páginas de O Nacional, onde ela atuou por quase 20 anos.