Os fortalecedores de campanha
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Senadores, ministros e deputados enfeitam e fortalecem as campanhas dos candidatos à majoritária no estado. As programações das visitas incluem caminhadas, visitas e, é claro, discursos. Ontem ainda o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a visita ao Rio Grande do Sul para gravar depoimentos para as campanhas eleitorais de pelo menos três candidatos gaúchos a prefeito, das cidades de Pelotas, Rio Grande e Bagé. Ele decidiu não participar de campanhas eleitorais em cidades onde há mais de um candidato da base aliada do governo para evitar desconfortos e pressões no Congresso.
Passo Fundo no Caminho Certo
A coligação responsável pela candidatura de Airton Dipp (PDT) e Rene Cecconello (PT) à majoritária já contou com diversos apoios, demonstrados tanto em programas de rádio e televisão, quanto em atividades de corpo a corpo. Conforme um dos coordenadores da campanha da coligação, César Bilibio, as lideranças nacionais avalizam ainda mais as candidaturas, demonstrando credibilidade e possibilidade de confiança do eleitorado. "Essa estratégia visa agregar o prestígio dos partidos à majoritária", explica ele.
Já no lançamento da campanha, a coligação trouxe a Passo Fundo, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Em seguida passaram pela cidade ou gravaram participação no horário político eleitoral as seguintes lideranças: ministro da Justiça, Tarso Genro; senador Cristóvão Buarque; a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef; além dos deputados Beto Albuquerque (PSB), Ênio Bacci e Vieira da Cunha.
Paixão por Passo Fundo
A coligação Paixão por Passo Fundo, que traz na majoritária os candidatos Luciano Azevedo (PPS) e Ivaldino Tasca (PMDB), também aposta nos visitantes para agregar valor a suas propostas idealizadas e integradas no plano de governo. Para o coordenador de campanha, o ex-prefeito Osvaldo Gomes, a contribuição das demais lideranças ajuda porque vem fortalecer os compromissos assumidos e contribuir com a possibilidade de aquisição de verbas já estipuladas na Constituição Federal.
O senador Pedro Simon (PMDB) deve ser um dos próximos a passar pelas telinhas e ondas das rádios para apoiar Azevedo e Tasca. Mas, já estiveram em Passo o senador Sérgio Zambiasi (PTB), o deputados Darcísio Perondi (PMDB), Paulo Odone (PPS) e Gilberto Capoani. Participam da campanha ainda Francisco Turra (PP), Caio Rocha, Odacir Klein e, entre outros, Iradir Pietroski.
PSTU
O PSTU, através dos candidatos à majoritária Celso Dalberto e Márcia Barilli, afirma contar com o apoio de líderes sindicais, em nível municipal, estadual e federal, como Luís Carlos Prates, o "Mancha", dos metalúrgicos de S. José dos Campos, que derrotou a política de banco de horas da General Motors. Destaca ainda Atnágoras Lopes, da direção nacional da Conlutas, que dirigiu greves vitoriosas no setor da Construção Civil, este ano; Joaninha, dirigente histórica do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação de Santa Catarina; o combativo Prof. Régis Ethur, da direção estadual do Cpers.
PSol
A campanha para o governo municipal do PSol já conta com os depoimentos da deputada e candidata em Porto Alegre, Luciana Genro e da senadora Heloísa Helena.
Próximas datas
Restando 16 dias para a eleição, confira os próximos prazos, conforme calendário eleitoral do TSE:
20 de setembro
– data a partir da qual nenhum candidato poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito;
– último dia para os partidos políticos e coligações impugnarem os programas de computador a serem utilizados nas eleições;
– último dia para a requisição de funcionários e instalações destinados aos serviços de transporte e alimentação de eleitores no primeiro e eventual segundo turnos de votação;
– data em que deve ser divulgado o quadro geral de percursos e horários programados para o transporte de eleitores;
23 de setembro
– último dia para a reclamação contra o quadro geral de percursos e horários programados para o transporte de eleitores no primeiro e eventual segundos turnos de votação;
25 de setembro
– data em que todos os recursos sobre pedidos de registro de candidatos devem estar julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral e publicadas as respectivas decisões; e
– último dia para o eleitor requerer a segunda via do título eleitoral.