Paralelas da BR 153 – Obras recomeçam
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Diário da Manhã – Erechim, 1/9/2009
Trabalho na rodovia iniciará pela construção de um viaduto no trevo do Distrito Industrial
O reinício das obras da travessia urbana da BR 153, em Erechim, foi anunciado ontem pelo prefeito Paulo Polis, que o fez acompanhado de sua vice Ana Oliveira, da maioria dos secretários municipais, de representantes da empresa Traçado Obras Rodoviárias – vencedora da licitação – e dos vereadores Ernani Mello (PDT) e Jaime Basso (PT). O palco do anúncio foi o entorno do trevo do Distrito Industrial, em frente ao Posto Unetral.
O projeto prioriza a etapa da BR 153 compreendida entre o Trevo do Aeroporto e o acesso ao Bairro Atlântico. Nesse primeiro momento será executado o trecho entre o acesso às avenidas Sete de Setembro e João Caruso, na entrada do Distrito Industrial de Erechim.
O engenheiro civil, Alexandre Rocha, explicou que os trabalhos na rodovia vão iniciar pela obra da elevada (viaduto), que terá subida leve, sete metros de altura e 230 metros de extensão, iniciando em frente ao Posto Unetral e terminando após o trevo do Distrito Industrial. As ruas laterais, que no início também funcionarão como desvio de trânsito, vão começar no trevo do Aeroporto e seguirão até a passarela, recomeçando no trevo da avenida Sete e encerrando no trevo do bairro Atlântico. “As marginais terão 7,20 metros de largura (duas pistas) cada, mais calçada (passeio) e canteiro central”, revelou.
Quem vier de Getúlio Vargas com destino a Santa Catarina, permanecerá na BR 153, passando por cima da elevada. Já quem vier do centro de Erechim pelo trevo da avenida Sete com destino ao Distrito Industrial, seguirá pela marginal, passando por baixo do viaduto. De igual forma fará quem sair do Distrito Industrial a caminha da Universidade, por exemplo, não havendo necessidade de cruzar pela BR.
Os trabalhos de drenagem das ruas laterais no sub-trecho urbano da rodovia entre o Trevo da avenida Sete de Setembro e o acesso ao Distrito Industrial, que funcionará como desvio do trânsito. Neste primeiro momento serão feitos a canalização de dois rios, limpeza da área com retirada de entulhos e posteriormente a terraplanagem.
O valor total do investimento é R$ 12,75 milhões e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 410 dias úteis.
Polis fez questão de ressaltar o nome do deputado federal Beto Albuquerque (PSB), que foi líder da mobilização de Erechim junto ao Dnit, em Brasília, lembrando que foram recursos das emendas do deputado que permitiram a contratação da empresa para elaborar o projeto técnico. O prefeito também reconheceu o trabalho da gestão passada para que a obra saísse do papel. “Este dia histórico está acontecendo porque há vontade do governo federal em aportar recursos na região e houve trabalho da nossa equipe de governo que esteve em Porto Alegre e Brasília buscando agilizar e resolver problemas burocráticos e conseguir a liberação da Fepam”, acrescentou.
Histórico da obra
A demanda pela obra começou em 1990, com o pedido da construção de vias paralelas para evitar mortes e acidentes, que por falta de recursos acabou não acontecendo. Em 2001 a Prefeitura de Erechim apelou ao deputado Beto Albuquerque, que ajudou liberando verba para atualizar o projeto aprovado pelo Dnit – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e liberado pela Fepam – Fundação Estadual de Proteção Ambiental.
No dia 17 de junho de 2007, o projeto com o primeiro trecho definido foi apresentado e um ano depois o contrato e a ordem de início para execução das obras foram assinados pelos engenheiros do Dnit, Hideraldo Caron e Marcos Ledermann, e pelo o empresário Everton Andreetta da Traçado Obras Rodoviárias, vencedora da licitação.
Parte dos recursos – R$ 1 milhão – foi empenhada em junho de 2008. No mês seguinte, a Traçado fez a restauração do pavimento no trevo da avenida Sete de Setembro, que integra o projeto das vias paralelas do trecho urbano da BR 153. De acordo com o diretor da empresa Everton Andreetta, nos 17 mil m2 da rodovia foram aplicadas 2,1 mil toneladas de CBUQ (asfalto à quente).
Posteriormente a essa data as obras paralisaram devido a problemas técnicos e burocráticos, entre eles, a falta da LI – Licença de Instalação, o que ocorreu há poucos dias.
Mais investimentos na região
O prefeito de Erechim também aproveitou para anunciar que o Dnit já autorizou a restauração com fresagem da BR 153 no trecho compreendido entre o Posto Lando e a ponte, na divisa com o Estado de Santa Catarina. Conforme Polis, o contrato para esta obra, que demandará investimentos do governo federal na ordem de R$ 18 milhões, será assinado neste mês de setembro com os trabalhos previstos para iniciarem em outubro. “É o governo federal colocando recursos na região”, declarou, informando que Erechim já manifestou interesse em utilizar o asfalto retirado desta rodovia, para reutilizá-lo em acessos a empresas e outros locais onde não se pode colocar brita. s obras de travessia urbana e restauração da BR 153 serão executadas de forma paralela.