Partidos apresentam indicações para sucessão à Pre

Sep 21 2005
(0) Comments

Agência CâmaraAgência Câmara, 21/9/2005
Partidos apresentam indicações para sucessão à Presidência

Os partidos governistas e de oposição, mesmo antes do anúncio oficial da renúncia do presidente da Câmara, previsto para hoje, já articulam a sucessão de Severino Cavalcanti. PFL e PSDB anunciaram que vão caminhar juntos em torno de um nome de consenso. Os mais cotados pela oposição para assumir a Presidência da Casa são o atual 1º vice-presidente da Câmara, José Thomaz Nonô (PFL-AL), e o deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA).

O líder do PFL, deputado Rodrigo Maia (RJ), afirmou que a oposição entende a gravidade da crise política e está disposta a conversar com os governistas. "Se for um nome do PFL ou do PSDB, que seja. Se não for, nós teremos maturidade suficiente para dialogar com o PT, com todos os partidos do governo e com o PMDB para chegar ao nome que possa representar com altivez os interesses do Parlamento brasileiro."

Reunião de líderes

Rodrigo Maia já propôs uma reunião entre todos os líderes partidários para discutir a sucessão, logo após o anúncio oficial da renúncia de Severino Cavalcanti. PDT, PPS e PV também querem apresentar opções. O líder do PDT, Severiano Alves, disse que o nome ainda não foi definido, mas que o bloco já decidiu que não vai apoiar nenhum candidato do PT.

Já entre os governistas, o PSB marcou para hoje uma reunião para escolher seu candidato à presidência da Câmara. Deverão concorrer o vice-líder do governo, Beto Albuquerque (RS), e o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, deputado Eduardo Campos (PE).

O PT tem a maior bancada da Câmara e, de acordo com o Regimento Interno, teria o direito de ocupar o principal cargo da Casa. O líder do partido, deputado Henrique Fontana (RS), reuniu a bancada nesta terça-feira para apresentar as opções do partido: os deputados José Eduardo Cardozo (SP), Sigmaringa Seixas (DF), Paulo Delgado (MG) e Arlindo Chinaglia (SP). "A bancada está fechada para apoiar qualquer um desses quatro nomes. Nós queremos muito mais manter o diálogo. Ele permitirá a todos aqueles que querem nos apoiar que indiquem quem eles entendem ter o melhor perfil para este momento e para esta crise que a Câmara está vivendo."

O líder do PTB, deputado José Múcio Monteiro (PE), anunciou que o deputado Luiz Antônio Fleury Filho (SP) também poderá entrar na disputa. O PMDB trabalha em torno do nome do presidente nacional do partido, deputado Michel Temer (SP).

Agência Câmara