Partidos disputam cargos no Estado
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
SANDRA DENARDIN
Governo Federal
Grupo Conceição, Refap e Trensurb estão entre os mais disputados
A reforma ministerial ainda nem ocorreu e os partidos da base aliada do governo Lula já se preparam para garantir um quinhão na partilha de cargos federais nos Estados.
No Rio Grande do Sul, PT e PSB já estão com as listas prontas. A briga deve ocorrer em torno da direção do Grupo Hospitalar Conceição, que hoje está nas mãos dos petistas.
– Queremos manter o que temos e ampliar a participação. Vamos reivindicar espaço no Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e a coordenação da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) – diz o líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque.
O PSB detém atualmente a superintendência regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), a subdiretoria da Infraero e a direção de operações da Trensurb.
Segundo o deputado federal Marco Maia, o PT trabalha com uma lista que abrange praticamente todos os órgãos. A prioridade é manter os comandos do GHC, da Trensurb e da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE). Mas também estão na mira a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e a superintendência da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), para a qual estão cotados o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rosseto e o diretor administrativo da Refap e ex-presidente da CEEE, Vicente Rauber.
Collares é cotado para presidência dos Correios
O PDT vai esperar o anúncio do novo ministério, mas trabalha nos bastidores a indicação do ex-governador Alceu Collares para algum cargo, como a presidência dos Correios:
– O Collares é um nome respeitado, tem capacidade para ser ministro e presidente de qualquer empresa pública – afirma o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi.
O PTB aguarda reunião com os deputados federais dos demais partidos para planejar a ofensiva a fim de garantir sua fatia do bolo.