Passo Fundo vai aderir ao Pronasci

May 01 2009
(0) Comments

Diário da Manhã – Passo Fundo, 01/05/2009

O município vai ter sua adesão analisada, em paralelo à criação do órgão de segurança, por uma concessão especial do Ministro.

Após reunião com o Ministro da Justiça Tarso Genro, em Brasília, o prefeito Airton Dipp informou que Passo Fundo vai aderir ao Programa de Segurança Pública com Cidadania- Pronasci. Conforme o prefeito, o ministro Genro destacou a importância do município ter um órgão específico  que trate de segurança pública, para poder fazer parte deste programa e receber as verbas federais. O município vai ter sua adesão analisada, em paralelo à criação do órgão de segurança, por uma concessão especial do Ministro, em razão da importância do tema para a cidade. Passo Fundo ficou de fora da primeira etapa do Pronasci, em função da não aprovação, em 2008, da criação do órgão municipal de segurança. Já tramita na Câmara de Vereadores, o projeto de lei do Executivo de criação da secretaria municipal de segurança pública.

No gabinete do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o prefeito Dipp fez um relato do andamento do Projovem em Passo Fundo. As inscrições para os candidatos aos cursos abrem na próxima segunda-feira e serão oferecidos treinamentos em diversas áreas profissionais. Na mesma oportunidade, o prefeito pediu apoio do ministro para viabilizar a criação do Sindicato dos Corretores Imobiliários, em Passo Fundo. Há algum tempo os corretores vem lutando pela autorização para criar a entidade, porém  o processo ainda está pendente junto ao Ministério do Trabalho.

Na busca de garantir verbas para a criação da Praça da Juventude em Passo Fundo, o prefeito esteve também no gabinete da Deputada Manuela D’Ávila. Em visita recente ao prefeito, em Passo Fundo, a deputada havia se comprometido em reivindicar a verba para a cidade.  Desta vez ela informou ao prefeito que as verbas do Ministério do Esporte, para este fim, estão sendo direcionadas, prioritariamente, para quem já aderiu ao Pronasci, mas que irá continuar buscando este benefício para os passo-fundenses.

Emprego

Entre as pautas que o prefeito Dipp foi tratar em Brasília, está a defesa do setor metalmecânico.  Juntamente com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo, Aílton Araújo e representantes da empresa Bertol, o chefe do Executivo e o Deputado Marco Maia  visitaram a secretária Nacional da Receita Federal, Lina Vieira. O objetivo do encontro foi reivindicar agilidade do órgão na liberação de créditos do IPI, que beneficiam a empresa. O processo já foi julgado procedente em última instância e a empresa aguarda receber o recurso. Conforme o prefeito Dipp, a Bertol necessita recuperar estes valores, para garantir  capital de giro e viabilizar a manutenção dos empregos, neste momento de crise econômica.

Jornada

O prefeito Airton Dipp encaminhou também, junto ao governo federal, pedidos de apoio às estatais para patrocínio da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo. Dipp visitou o gaúcho Giles Azevedo, na Casa Civil, buscando sensibilizar o governo federal para a importância do apoio financeiro para o evento. Passo Fundo foi declarada Capital Nacional de Literatura em 2006, pela aprovação de um projeto de lei do Deputado Beto Albuquerque  e realiza neste ano, a 13ª edição da jornada,  no mês de agosto.