PDT de Passo Fundo terá candidato à deputado estadual

Mar 08 2005
(0) Comments

O Nacional

O Nacional, 08/03/2005
PDT de Passo Fundo terá candidato à deputado estadual
 
O vereador pedetista Luís Miguel Scheis reafirmou na reunião da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, ontem, no início da noite, que o partido terá um candidato à deputado estadual em 2006. A decisão implica na quebra de um acordo, amplamente divulgado na imprensa, que os partidos da coligação Passo Fundo Melhor que indicassem o prefeito ou o vice-prefeito não apresentariam candidatos à Assembléia Legislativa no mesmo pleito.
Scheis disse que não tem conhecimento total do acordo entre os partidos, mas que o mais importante é que segue a orientação do diretório estadual do PDT e esse quer o município apresentando um candidato. O próprio parlamentar afirmou que é um dos pré-candidatos, ao lado de outros vereadores e até do prefeito de Lagoa Vermelha, Moacir Volpato.
                        
O líder da bancada do PDT na Câmara, Roque Letti, também se manifestou indicando uma posição favorável à candidatura do partido, ignorando qualquer acordo que tenha sido feito antes da última eleição municipal.
                  
Ainda ontem, o deputado federal do PSB, Beto Albuquerque, esteve em Passo Fundo e pediu a manutenção do acordo partidário. São considerados pré-candidatos à deputado estadual pela coligação Passo Fundo Melhor, o atual secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Cittolin do PSB, e o secretário estadual do Meio Ambiente, Mauro Sparta, do PSDB.
                      
A posição dos parlamentares pedetistas de Passo Fundo poderá representar a primeira crise entre os partidos da base da atual administração municipal.
 
Beto Albuquerque I
O deputado federal do PSB, Beto Albuquerque, esteve em Passo Fundo ontem para participar da aula magna do curso de Direito do Imed (Instituto Meridional). À tarde, o parlamentar participou de uma reunião da Cebes, na Câmara Municipal, que estava sendo tratada a questão da transferência de sede da escola Salomão Iochpe. Beto opinou ser contra a transferência e a favor da abertura de uma nova escola na Vila Cruzeiro. O parlamentar também garantiu que não existe nada de concreto para a abertura de uma escola militar em Passo Fundo e que este argumento não vale para fechar escola.
                        
Beto Albuquerque II
Questionado sobre o acordo entre os partidos, que elegeram a atual administração municipal, com relação às candidaturas a deputados nas próximas eleições, Beto disse que o acordo existe e deve ser cumprido e que seu partido abriu mão de ser cabeça de chapa na eleição municipal por causa desta garantia. Agora é esperar para ver.