Pedras e jóias atraem estrangeiros para Exposol
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Zero Hora – Porto Alegre
Nos pavilhões, diferentes idiomas eram identificados: inglês, espanhol, chinês e alemão. A chinesa Annie Tsai, no Rio Grande do Sul acompanhando a mãe e o pai empresário, estava encantada.
– É tudo muito bonito, fica difícil escolher – disse, em inglês, ao tentar decidir entre um colar de cristal e outro de ágata azul.
Na abertura do evento, o ministro de Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, assinou convênio para a construção do Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Jóias de Soledade, que será instalado no campus na Universidade de Passo Fundo (UPF) na cidade. O governo federal liberará R$ 450 mil para a realização do projeto, enquanto a prefeitura entrará com R$ 90 mil.
– Este centro será muito importante para aliar as pesquisas promovidas pelas universidades aos interesses das empresas – afirmou.
Até o fim do ano que vem, o centro de estudos – que terá unidades também em Lajeado, Ametista do Sul e Guaporé – deverá estar pronto, com a participação de pesquisadores de UPF, Univates, UFRGS e UCS. O setor de pedras é responsável por 31% do PIB do município.