Petistas reagem à oferta da Articulação ao PTB
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Parlamentares do PT do Rio Grande do Sul reagiram com posições divergentes à possibilidade de o presidente Lula oferecer o Ministério da Articulação Política a Walfrido dos Mares Guia, do PTB, hoje no Turismo. O deputado estadual Raul Pont, integrante do diretório nacional petista, disse não concordar com a política de ampliação da base de sustentação do Palácio do Planalto, mas foi ‘voto vencido’. Apesar de reconhecer que Walfrido colaborou fielmente com o governo, Pont contesta a oferta do cargo pela importância da área. ‘Sou contrário à aliança com esses partidos, mas está claro que Walfrido não faz parte da mesma ala de Roberto Jefferson’, destacou, referindo-se ao presidente nacional do PTB, que deflagrou o escândalo do mensalão.
Para o deputado federal Tarcísio Zimmermann, mais importante que o partido de Walfrido é seu perfil como aliado fiel e articulador com bom trânsito entre todas as bancadas. ‘Não vejo problema. Ele tem condições de manter o governo unido’, avaliou Zimmermann.
Contrário à indicação, o deputado estadual Elvino Bohn Gass disse compreender a política de alianças e a prerrogativa exclusiva de Lula para compor o Ministério. Destacou, porém, que a área da Articulação Política é estratégica e simbólica, motivo pelo qual deveria acabar delegada ao próprio PT ou a aliado com maior afinidade programática e ideológica. O parlamentar citou, como exemplo de indicados com melhores condições, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Aldo Rebelo, do PC do B, e o líder interino do governo, Beto Albuquerque, do PSB. ‘O melhor caminho é que esta área ficasse nas nossas mãos. Porém, é o presidente Lula quem tem o Ministério na cabeça’, ressaltou Bohn Gass.
O deputado federal Marco Maia lembrou que o PTB, durante o primeiro mandato de Lula, comportou-se com lealdade no Congresso Nacional. Argumentou, porém, que, no caso de a área da Articulação Política acabar ocupada pelo partido de Jefferson, novos espaços devem ser restritos. ‘Não acredito que o PTB terá dois ministérios. Se Walfrido ocupar a Articulação, outro partido deve ficar com o Turismo’, disse. Lembrou que o PTB já foi contemplado com a indicação de José Múcio Monteiro como líder do governo Lula na Câmara dos Deputados.