Polícia de Entre Rios em Uruguaiana
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Site Vitrine Digital, 18/08/2009
Achaques a caminhoneiros brasileiros na Argentina podem estar chegando ao fim
No sábado 15/8, foi realizada no Auditório do SEST SENAT, em Uruguaiana, uma reunião de trabalho da Comissão de Assuntos Internacionais, (formada por ABTI, COOTRANSCAU, CTTI/OCERGS, SETAL e SINDIMERCOSUL) com os Delegados da Polícia Carminera de Entre Rios, (foco dos achaques a caminhoneiros brasileiros). Participaram do encontro o Delegado Gustavo Maslein, Diretor da Divisão de Prevenção e Segurança Viária da Província de Entre Rios, e o chefe de divisão, Delegado Juan Rhul.
Os temas tratados durante o encontro foram principalmente às assimetrias que existem na interpretação da Lei e dos acordos Internacionais, aplicação da Lei de Trânsito e outros temas pontuais, tais como: pneus, painéis de cargas perigosas, altura máxima e as novas exigências como mortalha, chave de corte de energia, banda refletiva no trator.
Durante o encontro, ficou definido que as novas exigências não serão mais cobradas na estrada, algumas por não existir amparo legal, como no caso da mortalha, ou por já existir Acordo Internacional, a exemplo das bandas refletivas. Além da criação de um canal direto de denúncias, entre transportistas e a Polícia Argentina.
Estiveram presentes no encontro os Inspetores Paulo Renato Constant Cunha e Enio Andrade da Silva em representação do Insp. Nilson da PRF, o Instrutor de Cargas Perigosas, Sr. Osvaldo Rodrigues Junior, o responsável técnico da Inspekar, Sr. Manoel Antonio da Silva Jacques e o técnico de recapagem Sr. Valdocir Antonio de Souza, Atual Pneus, que contribuíram com aplicações legais e referenciais técnicos nos assuntos tratados.
O encontro em Uruguaiana com a Polícia Carminera de Entre Rios se deu após Audiência Pública do Parlamento do Mercosul (PARLASUL), no dia 11/7 em Porto Alegre/RS, através do pedido do Dep. Federal Cláudio Diaz (PSDB/RS), onde na oportunidade o vice-presidente do SINDIMERCOSUL, Sr. Jorge Frizzo, denunciou os problemas enfrentados na província de Entre Rios, Republica Argentina. A Comissão de Assuntos Internacionais também realizou uma série de audiências em Brasília nos Ministérios dos Transportes e das Relações Exteriores e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), onde foram denunciados os maus tratos e irregularidades cometidas por policiais daquele país.
As denúncias também foram formalizadas no dia 23/6 ao Itamaraty, em Brasília, com o apoio do Senador Sérgio Zambiasi (PTB), dos deputados federais Cláudio Diaz (PSDB) e Beto Albuquerque (PSB), do Dep. Estadual Frederico Antunes (PP) e da Vereadora de Uruguaiana Josefina Soares (PSDB). O Itamaraty já contatou as autoridades da Argentina buscando esclarecimentos sobre as denúncias cometidas contra motoristas brasileiros.