Politica – Para oposição, Mentor foi absolvido por falta de quórum
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
24 Horas News.com.br, 20/4/2006
Redação 24HorasNews
A oposição apontou a falta de quórum como responsável pela absolvição de mais um deputado beneficiado pelo “valerioduto”. O deputado José Mentor (PT-SP), que recebeu R$ 120 mil do “valerioduto”, escapou da cassação do mandato por apenas 14 votos. Até agora, nove deputados tiveram a mesma sorte.
“O resultado de hoje era previsível. Com um quórum de 430 deputados nem Satanás seria condenado. Um processo de cassação não pode ser votado nunca com menos de 450 parlamentares no plenário”, disse o vice-presidente da Câmara, deputado José Thomaz Nonô (PFL-AL).
Para Nonô, a ausência de parlamentares é uma estratégia do Palácio do Planalto para desmoralizar o Congresso. “Quanto mais chafurdado na lama estiver o Congresso, melhor para o presidente Lula. A sessão de hoje foi boa para Lula e para Mentor.”
O vice-líder do governo na Câmara, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), considerou uma “falta de responsabilidade” os deputados se ausentarem numa sessão como a de hoje. “Não tem razão nenhuma para que os deputados não compareçam nas sessões. Não sei se é proposital, mas é muita coincidência que isso esteja se repetindo. Estou assustado com esta tendência, assustado e envergonhado”, afirmou.
O presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), preferiu não comentar a falta de quórum. “O resultado de hoje fala por ele. os deputados fizeram uma escolha e o resultado foi anunciado.”
Voto aberto
Sobre o protesto dos deputados que abriram o voto durante o processo de cassação de José Mentor, Aldo Rebelo informou que vai analisar o que aconteceu. “Vou recolher as informações e depois examinar o que vou fazer.”
O presidente da Câmara descartou anular a sessão de hoje em razão do protesto. “A Constituição recomenda que o voto seja secreto, mas anular a sessão não creio [que seja necessário]”, informou.