Pont afirma que Lula não deverá apoiar Beto
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Correio do Povo
Correio do Povo, 20/02/2004
Pont afirma que Lula não deverá apoiar Beto
O candidato à Prefeitura de Porto Alegre e deputado estadual Raul Pont disse ontem ter ficado extremamente surpreso com o fato de o presidente Lula ter lançado, na quinta-feira, Fernando Pimentel, do PT, à reeleição em Belo Horizonte. Ouvi o presidente falar que não participará diretamente nesse processo, disse Pont. Lembrou que o candidato do PT é ele, ao se referir ao eventual apoio do presidente na campanha do candidato do PSB à Prefeitura de Porto Alegre, deputado federal Beto Albuquerque. Tenho certeza de que Lula está a favor da nossa candidatura, enfatizou Pont. Acrescentou que o PT vem insistindo pela coligação com o PSB.
Temos proposto que estejamos juntos desde o 1O turno. O PSB deverá se explicar à sociedade de Porto Alegre o porquê de estar fora da chapa de situação, já que no âmbito nacional integra o governo, avaliou Pont.
Beto disse esperar que o presidente tenha cuidado ao participar do processo eleitoral. Lula terá candidatura dupla em diversas cidades, pois a base de sustentação do governo é muito ampla, analisou. O deputado disse compreender que Lula participe dos programas de televisão, mas que deveria evitar a presença em comícios e eventos ao menos no 1O turno. Salientou que o presidente deve levar em conta a importância do cargo que ocupa. Se Lula considerar como seus somente os candidatos do PT, certamente terá problemas na sustentabilidade de seu governo. O partido político não pode estar à frente dos interesses do Brasil, considerou. Beto enfatizou ainda que vê a sua candidatura como identificada com o governo federal. Não é por acaso que ocupo o cargo de vice-líder na Câmara dos Deputados, argumentou.
Beto admitiu que, se Lula subisse ao palanque de Pont, interpretaria a atitude como, no mínimo, uma bola nas costas. Sobre a possibilidade de o presidente ter de apoiar mais de uma candidatura, foi bem-humorado. Aqui em Porto Alegre o presidente Lula viverá seu maior dilema. Afinal, no 2O turno disputaremos eu e Pont, afirmou o deputado.