Porto Alegre será cidade tecnológica

Nov 21 2007
(0) Comments
Correio do Povo – Porto Alegre, 21/11/2007

Ceitec gaúcho se torna estatal para receber recursos. Plano de Ciência e Tecnologia terá no total recursos de R$ 41,2 bi no período 2007-2010
 
O governo federal anunciou ontem o Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional, período 2007-2010, com investimentos de R$ 41,2 bilhões. O plano integra o conjunto de ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Nesse contexto, Porto Alegre será privilegiada e ganhará, a partir das medidas, o status de cidade tecnológica. O presidente Lula anunciou que o gaúcho Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada) será estatizado, uma figura jurídica para garantir ao órgão repasse de recursos, segundo informou o deputado federal Beto Albuquerque (PSB).

O presidente do Ceitec, Sérgio Dias, participou do lançamento do plano em Brasília. Ele disse que a transformação do centro em empresa pública passará antes pelo Congresso e que a decisão garantirá investimentos em Tecnologia da Informação (TI) para o Rio Grande do Sul. 'Estamos prontos para este novo momento, o que vai dar ao Estado um novo perfil econômico', afirmou. O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, estará amanhã na Capital para visitar o Ceitec.

O plano de incentivo ao setor tecnológico prevê uma série de ações. Entre elas estão aumento de 20% do valor das bolsas de mestrado e doutorado do CNPq e da Capes em 2008 e do número de bolsas dos dois órgãos.

O programa do governo para o setor terá quatro eixos centrais: expansão e consolidação do sistema de ciência, tecnologia e inovação; promoção da inovação tecnológica nas empresas; pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas estratégicas; e ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social. Entre os financiadores do projeto estão BNDES, Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), ministérios e Fundo de Telecomunicações.