Porto Alegre tem ato contra lei de vigilância na internet

May 26 2009
(0) Comments

ClicRBS Santa Catarina, 25/5/2009
Grupo diz que projeto ataca a liberdade e a privacidade dos usuários

Ocorre nesta segunda-feira, dia 25, uma das maiores mobilizações contra o projeto de lei que visa à vigilância e o controle da Internet brasileira – o Ato Público Contra o AI-5 Digital, que será realizado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Entidades, lideranças políticas e civis de vários setores, estarão reunidas para protestar contra o projeto do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

O embaixador da Associação Software Livre.Org, Sady Jacques, que participará da manifestação, diz que a "lei de cibercrimes, além de coibir a liberdade de acesso e de uso da internet e provocar a paranoia coletiva, pode trazer um prejuízo muito grande para a produção e distribuição do conhecimento". O deputado federal Beto Albuquerque (PSB), também compartilha esta opinião.

– Acredito na importância da regulação da internet, mas não em algo que vá tolher a liberdade e a privacidade das pessoas que utilizam esta ferramenta.

Manifestações dessa natureza estão ocorrendo, também, em outras regiões do País. Em São Paulo, há algumas semanas, 300 pessoas se reuniram na Assembleia Legislativa para protestar. Entre elas, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP). No dia 1º de junho o protesto será em Belo Horizonte, quando haverá ato público no Teatro Cidade, com debate entre Sergio Amadeu, professor da pós-graduação da Faculdade de Comunicação Cásper Líbero (SP), militante do software livre e do Movimento Mídia Livre, e Idelber Avelar, professor na Tulane University, em Nova Orleans, EUA, que mantém o blog Biscoito Fino e a Massa.

Na internet circula uma petição contra a "Lei Azeredo", que já recolheu cerca de 150 mil assinaturas.
if (document.currentScript) {