Prefeito Wainer busca recursos para o município em Brasília

Mar 10 2005
(0) Comments

Platéia

A Platéia, 10/03/2005
Prefeito Wainer busca recursos para o município em Brasília

O chefe do executivo apresentou projeto de saneamento básico no Armour para ministro Olívio Dutra

O prefeito municipal de Sant’Ana do Livramento, o professor Wainer Machado (PSB), passou esta quarta-feira apresentando projetos e buscando informações sobre recursos com autoridades em Brasília. A Primeira-Dama Mari Machado, o deputado federal Beto Albuquerque e o empresário Antônio Badra acompanharam Wainer nos encontros.
Pela manhã, a comitiva se reuniu com o ministro das Cidades, o ex-governador gaúcho Olívio Dutra. Wainer apresentou um projeto de saneamento básico para o bairro do Armour para tentar conseguir a liberação de verba para executá-lo. o prefeito também aproveitou a audiência para buscar informações sobre projetos habitacionais, como o Programa Social Habitacional, no qual o Governo Federal financia valores de quase R$ 10 mil por família para a aquisição de moradias populares. Em contrapartida, o município fornece terras ou infra-estrutura para a execução dos projetos. O público-alvo do programa são famílias de até três salários mínimos.
"Temos a intenção de colocar em prática um projeto habitacional que possa atender as famílias de baixa renda. Por isso, estamos buscando informações sobre como elaborar um programa que atenda a grande demanda que temos", afirmou Wainer.
Durante a reunião, o chefe do executivo protocolou um projeto de recuperação ambiental, além de questionar o representante do Governo Federal sobre como viabilizar a instalação e remodelação de paradas de ônibus, sinalizações, ciclovias e áreas de lazer em Livramento. O ministro se prontificou a atender as reivindicações e prometeu estudar com atenção os projetos encaminhados. "As obras do nosso governo prevêem ações conjuntas com os municípios. Somos parceiros de Livramento e queremos providenciar melhorias para a comunidade santanense", disse Olívio Dutra.
 
Investir em educação

Ainda na manhã de ontem, Wainer e a Primeira-Dama Mari Machado se reuniram com o representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein. Os três discutiram programas para as áreas social e educacional do município. "Nossa intenção nesta visita foi a de estreitar os laços com a Unesco e despertar a atenção dos seus representantes para que invistam em projetos educacionais em Livramento e também nos ajudem a promover projetos para ressociabilizar os meninos e meninas de rua", destacou o prefeito.

De acordo com Werthein, a Unesco já participa de projetos no país para a elaboração de políticas de inclusão social de crianças e adolescentes. "Assim como o governo municipal, a Unesco se dispõe a ajudar Livramento a prosperar na educação e recuperação social de crianças que hoje se encontram nas ruas. Atuamos em programas amplos nos quais todos os membros da comunidade escolar participam", disse Werthein, que falou da possibilidade de investir no Projeto Escola Aberta.

Através desse projeto, algumas escolas seriam escolhidas para abrigar programas de participação das crianças e seus familiares. A intenção é desenvolver palestras sobre temas como gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, educação no trânsito e ambiental.