Presidente Lula visita Passo Fundo hoje

Jun 20 2006
(0) Comments

O Sul – Porto AlegreO Sul – Porto Alegre, 20/6/2006
Presidente Lula visita Passo Fundo hoje

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participará hoje do lançamento da pedra fundamental da usina de biodiesel BSBIOS – Indústria e Comércio de Biodiesel Sul Brasil, em Passo Fundo, noroeste do Rio Grande do Sul. A previsão de chegada da comitiva presidencial ao aeroporto regional de Passo fundo é 15h30min. O presidente será recepcionado pelo governador Germano Rigotto.

Lula virá direto do Paraná, onde prestigiará o lançamento do projeto de produção de óleo diesel com processamento de óleo vegetal em refinaria, na unidade da Petrobras, em Curitiba (PR). Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Silas Rondeau (Minas e Energia), Sergio Rezende (Ciência e Tecnologia) e o vice-líder do governo na Câmara, deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS) deverão estar na comitiva presidencial. O ex-ministro das Cidades Olívio Dutra acompanhará a visita. No final da tarde, Lula retorna a Brasília.

A BSBio é a primeira indústria de biodiesel do país a ter um financiamento aprovado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), no âmbito do Programa de Apoio Financeiro a Investimentos em Biodiesel.

O financiamento contou, ainda, com condições especiais, pelo fato de o projeto ter obtido o Selo Combustível Social, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Os agentes financeiros da operação são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal (Agência de Fomento/RS). O selo social garante que, em troca das condições especiais, o investidor se obrigue a comprar a matéria-prima para o biodiesel de agricultores familiares, garantindo mercado para esse segmento de produtores rurais.

De acordo com Beto Albuquerque, que defendeu na Câmara, em 2005, o projeto do uso de biodiesel, o programa brasileiro é arrojado sob o ponto de vista da produção, do meio ambiente e da geração de emprego. A empresa irá investir R$ 28,2 milhões na instalação da primeira unidade do Estado, que terá capacidade de fabricar, até 2007, 100 milhões de litros/ano de biodiesel. Na primeira etapa serão gerados 110 empregos diretos. A BSBio foi a única empresa da região Sul a receber o Selo Combustível Social, entre 10 agraciadas no final de 2005 em cerimônia no Palácio do Planalto.