Prestando contas
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Correio do Sul – Bagé, 18/4/2007
O vereador Paulo Parera (PT) deu início às manifestações na Sessão Ordinária da última segunda-feira, com o objetivo de relatar o trabalho que desenvolveu, como integrante da Comissão de Educação, em Brasília, na semana passada.Considerou que foi possível desenvolver contatos importantes e produtivos. Um dos temas foi no Ministério da Justiça e o tema foi a viabilização de uma unidade do Instituto de Perícias Técnicas para Bagé. Com a assessoria do ministro Tarso Genro foi feito um contato em relação ao mesmo assunto, recebendo apoio para o objetivo.
Também foi contatado o Ministério da Educação, com o professor Eliezer Pacheco, tendo auxílio da deputada Maria do Rosário, tendo sido obtida a confirmação de que Bagé ganhará um Centro de Formação Técnica. A decisão está tomada, assegurou o vereador petista. O passo seguinte será o governo decidir quais as primeiras cidades a receber os Centros, mas a decisão é irreversível. O vereador comentou também o apoio recebido por parte do deputado federal Afonso Hamm.
Por outro lado, destacou contato mantido com o Sebrae, onde buscou os dados necessários para apresentação de uma nova legislação para incentivo às pequenas e micro empresas no município, já que será imprescindível um processo de adequação à nova Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, legislação já aprovada e prestes a entrar em vigor.
Prestando contas II
Também o vereador Ricardo Cougo (PSB) ocupou-se em relatar o trabalho desenvolvido na Capital Federal, já que fez parte do grupo que foi gestionar assuntos, além dos referentes à Educação, também na área de Saúde. Registrou o apoio recebido dos deputados Afonso Hamm e Henrique Fontana, considerando importante e produtiva a ida dos vereadores no sentido de concretizar pleitos que estão em andamento e que precisam de ação política para se tornar realidade.
Disse também da satisfação que teve, junto com o vereador Paulinho das Balas (PSB), de garantir uma emenda a ser apresentada pelo deputado socialista Beto Albuquerque no valor de R$ 100 mil para sinalização turística.
Registrou, por outro lado, o encaminhamento de solicitação de verba em benefício da entidade ‘Viva o doce prazer de viver’, em valor que chega a R$ 300 mil.
Retomada
Ao ocupar a Tribuna, o vereador Dudu Colombo (PT) anunciou estar retomando um assunto que vem tratando há bastante tempo, que é o estabelecimento de políticas públicas para a juventude. Hoje, segundo ele, existe a Política Nacional da Juventude, a ser implementada pelo governo Federal, entre outras iniciativas, motivo pelo qual pediu um voto de apoio para que possa constituir uma Comissão Especial de vereadores, e, a partir daí dar início a um processo produtivo de diálogo com o governo do município. A pretensão do vereador é transformar esta comissão em um espaço público de debate em que a própria juventude além dos segmentos a ela relacionados, possa participar. Os vereadores atenderam o pedido e formaram a Comissão, constituída pelo próprio Dudu Colombo, Bob Machado (PPS) e Paulo Parera.
Guarany e Brasília
O vereador Graciano Pereira agradeceu a todos a colaboração que estão dando para a Sessão Solene que está programada para acontecer amanhã, em homenagem ao Centenário do Guarany Futebol Clube.
Sobre a viagem a Brasília, comentou as gestões em relação ao Instituto de Perícias Técnicas para Bagé e da concretização de um curso técnico de mecânico de aeronaves. O vereador considerou positivos os resultados da viagem, já que diversas questões parecem ter sido equacionadas ou muito bem encaminhadas no sentido de atender necessidades e interesses relevantes para Bagé.
De abrigos a impostos
O vereador Delvo de Oliveira (PT) dirigiu-se basicamente ao colega Alencar Dal-Molin para comentar sobre os abrigos de ônibus, questão que, segundo anunciado, faz parte do acordo para o ingresso do PMDB do governo municipal. Oliveira assegurou ao peemedebista que a administração municipal saberá dar o encaminhamento adequado. Comentou, por outro lado, que há um projeto em andamento mais amplo, em que os abrigos de ônibus estão inseridos. Provocado pelo vereador Graciano Pereira, declarou que a possibilidade de haver uma revisão dos impostos cobrados no município, surgida também nas negociações para o ingresso do partido na base do governo, é assunto que vem sendo tratado igualmente pela bancada petista já há muito tempo, e que isto vem reforçar e dar sentido à vinda de novos partidos, ou seja, agregar questões, ratificar demandas, encaminhar possibilidades.