Primeira pesquisa
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Zero Hora – Porto AlegreZero Hora, Porto Alegre, 14/01/2006
Primeira pesquisa
Com o quadro ainda indefinido no Rio Grande do Sul, Zero Hora publicará na edição deste domingo sua primeira pesquisa eleitoral de 2006. Trata-se de um retrato preliminaríssimo do cenário para o governo do Estado, que só deve começar a ganhar contornos definitivos a partir de abril.
Realizada pelo Ibope, a pesquisa tentou medir a aceitação, por parte do eleitor, de todos os possíveis candidatos a governador. Foram ouvidos 1.008 eleitores de 62 municípios, entre os dias 8 e 12 de janeiro. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa de intenção de voto começa pela simulação espontânea, aquela em que se pergunta ao eleitor em quem pretende votar na próxima eleição, sem apresentar um cartão com o nome dos candidatos.
A novidade é a forma como se apresenta a pesquisa estimulada. Na impossibilidade de montar cenários com apenas um candidato de cada partido, pelo excesso de nomes, optou-se por apresentar ao entrevistado uma lista ampla. Nela estão incluídos todos os que se lançaram como pré-candidatos ou foram citados por seus partidos como opções possíveis.
A lista inclui também nomes que já se declararam candidatos a deputado, como Luciana Genro (P-Sol), Beto Albuquerque (PSB) e Onyx Lorenzoni (PFL). O objetivo é medir sua popularidade, já que poderão transferir votos para o candidato que apoiarem.
Além de medir o índice de rejeição, a pesquisa apresenta simulações de possíveis cenários, com e sem o governador Germano Rigotto e alternando três possíveis candidatos do PT.
Coluna Rosane de Oliveira