Projeto poderá ter apoio do BNDES
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
O Nacional – Passo Fundo, 5/10/2007
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Claudemir Bragagnolo, articula a liberação de recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para apoiar o projeto de coleta seletiva de Passo Fundo
Depois que o BNDES anunciou a contratação das primeiras operações de apoio financeiro a cooperativas de catadores de materiais recicláveis, o secretário de Desenvolvimento de Passo Fundo, Claudemir Bragagnolo, deu o primeiro passo para incluir o projeto TransformAção no plano inédito criado pelo governo federal, solicitando a liberação de recursos para a construção de galpões e outras instalações.
O secretário do Meio Ambiente, Ermindo Simonetti, afirma que o trabalho está sendo desenvolvido de maneira integrada com a secretaria comandada por Bragagnolo. “Já tivemos uma reunião com a comunidade da paróquia Santa Terezinha, onde existe uma proposta de implantarmos um galpão no local. Quando o secretário Bragagnolo retornar de Brasília, iremos marcar uma nova reunião para avançarmos nesta questão. O trabalho de reaproveitamento dos resíduos é fundamental para inclusão social”, argumenta Simenetti.
As primeiras 24 operações somam investimento de R$ 16,4 milhões. A linha do BNDES financiará obras civis e reformas, compra de máquinas, equipamentos, móveis e utensílios, por exemplo, para acondicionamento, triagem, enfardamento e estocagem, e assistência técnica e capacitação dos cooperados.
O secretário Bragagnolo revela que apoiar o projeto TransformAção significa contribuir para a solução de problemas graves da nossa sociedade, como a falta de oportunidade de trabalho e a sustentabilidade ambiental.
A iniciativa do secretário tem o apoio do vice-líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque (PSB). Segundo ele, o Brasil aparece entre os dez países com maior taxa de reciclagem de papel do mundo, 45,8%, o que significa cerca de 3,3 milhões de toneladas de papéis recuperados por ano. “Mas é preciso avançar muito nessa área e o programa do governo será importante para oferecer condições de investimento às cooperativas de trabalhadores. É a primeira vez que o BNDES financia, inclusive a fundo perdido, a atividade de coleta de material reciclável”, afirma.
Essa atividade, acrescenta o deputado, “mobiliza milhares de trabalhadores no país, e necessita de investimento, além da conscientização da sociedade, para crescer e gerar mais emprego e renda”.