Proposta de emenda é protocolada por deputado do PSB

Oct 26 2004
(0) Comments

A Pláteia

A Pláteia, 26/10/2004

Proposta de emenda é protocolada por deputado do PSB

A matéria foi apresentada na Assembléia Legislativa do Estado dentro do prazo previsto e estará sendo votada pelos demais pares

Nesta última semana, lideranças jovens do Partido Socialista Brasileiro e Partido Popular Socialista efetuaram o encaminhamento das assinaturas colhidas junto à comunidade de SantAna do Livramento, posteriormente anexadas a Emenda Popular ao Orçamento do Estado para 2005 de autoria do deputado estadual Heitor Schuch (PSB), tratando do aumento dos recursos destinados a Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), para garantir a manutenção desta universidade pública.


Segundo declarações do presidente da Juventude Popular Socialista, Edson Gonçalves, no município, foram colhidas mais de mil assinaturas, atingindo assim, as metas da iniciativa.

Estado

A equipe de reportagem de A Platéia, recebeu informações da direção da Juventude do PSB/RS, de que a proposta de emenda foi apresentada na última quarta-feira, pelo deputado Heitor Schuch.


A Uergs, diz o parlamentar, foi uma conquista do PSB durante o governo Olívio Dutra através da luta do deputado Beto Albuquerque. Junto ao texto foi anexada uma lista com 4.401 assinaturas de apoio.
A emenda propõe aumentar para R$ 41 milhões a verba destinada à universidade estadual, enquanto a proposta orçamentária apresentada pelo governo fixa em R$ 27 milhões os recursos para esta mesma finalidade.

Liderança jovem destaca a necessidade do aumento na aplicação de verbas

O secretário estadual da Juventude Socialista Brasileira, Antônio Elisandro, falou a respeito da necessidade do aumento de repasses para a Uergs. Conforme o secretário, a preocupação no meio estudantil é grande, pois se os recursos aprovados para este ano (22 milhões) já foram insuficientes para a mera manutenção das atuais atividades, o valor proposto para 2005 (27 milhões) será notadamente insuficiente, principalmente no que se refere à ampliação da universidade, expectativa alimentada por várias comunidades importantes deste estado que ainda não dispõem de uma instituição pública universitária.
Entre os principais problemas apontados pelas suas unidades, disse Elisandro, estão à falta de computadores e dificuldade de acesso à Internet; falta de bibliotecas que supram à carência dos estudantes; laboratórios precários, espaço físico inapropriado para aulas e ausência de equipamentos básicos como classes e cadeiras; falta de professores, disciplinas atrasadas e convênios sem renovação, como em Passo Fundo e Ijuí, sem contar a preocupação com a continuidade dos atuais cursos, visto que vários foram cancelados ou substituídos ainda sem terem formado nenhuma turma e sem nenhuma discussão com a comunidade acadêmica.

Reivindicação

Em Livramento, além da mobilização pelo aumento nas verbas, os jovens do PSB e PPS estão reivindicando que na unidade de Sant’Ana sejam desenvolvidos cursos no horário noturno, beneficiando vários jovens que trabalham durante o dia.