Proteção e conforto

Aug 09 2007
(0) Comments

O Nacional – Passo Fundo, 09/08/2007

Dentro das comemorações dos 150 anos, as duas primeiras paradas de ônibus, das 63 que serão instaladas em Passo Fundo, foram inauguradas na terça-feira

As pessoas que utilizaram os pontos de ônibus localizados ao lado do Clube Comercial e na praça Ernesto Tochetto na terça-feira (7) se surpreenderam com a novidade. Novos abrigos haviam sido instalados. Os dois primeiros dos 63 que deverão ser instalados na cidade dentro de 60 dias.

Mais modernas e desenvolvidas em acrílico, as paradas poderão abrigar um maior número de pessoas que utilizam os coletivos urbanos. A novidade foi aprovada pela população. A aposentada Firmina Madureira conta que sempre reclamou da falta de bancos para aguardar a chegada dos ônibus. “Quando o ônibus demora pra vir, a gente cansa”, salientou.

As novas paradas foram inauguradas na manhã de terça-feira pelo prefeito Airton Dipp, secretário de Transporte, Mobilidade e Segurança, José Eurides de Moraes, deputado federal Beto Albuquerque (PSB), deputado estadual Luciano Azevedo (PPS) e pelo vereador Rui Lorenzato (PT), representando o poder Legislativo.

A construção dos abrigos foi possível graças a uma parceria com o governo federal. Parte da verba foi obtida através de uma emenda de Beto Albuquerque. O deputado ressaltou que a idéia surgiu depois de uma conversa com Dipp e Eurides, quando eles explicitaram a necessidade de substituição de algumas paradas.

O deputado Luciano Azevedo arrancou aplausos das poucas pessoas que compareceram à singela inauguração, elogiando e destacando o trabalho realizado por Beto. “Temos aqui um deputado diferenciado, que tem os olhos voltados para Passo Fundo”, disse. Beto retribuiu os elogios. “Quero saudar o deputado pelas belas palavras e o trabalho que vem fazendo pela cidade”, salientou.

O secretário José Eurides de Moraes frisou a modernização dos abrigos. Os antigos abrigos serão reformados e instalados em outros pontos da cidade, onde a necessidade é maior. “Vamos melhorar as condições das pessoas que utilizam o serviço de transporte coletivo de Passo Fundo”, destacou.

Centenas de espectadores

O frio não impediu que centenas de passo-fundenses prestigiassem o desfile cívico-militar na manhã de terça-feira

Durante uma hora, centenas de pessoas acompanharam o desfile ao longo da avenida Brasil. A banda da Brigada Militar do Vale dos Sinos animou o público presente. O desfile iniciou às 10h30 com os integrantes do Comando da Brigada Militar, policiais inativos e do Comando Regional de Policiamento Ostensivo, Pelotão de Operações Especiais, Batalhão de Operações Especiais, 3º Regimento de Polícia Montada, pelotão hipo, Polícia Ambiental, Bombeiro Mirim, escoteiros, Escolinha ABC do Trânsito e Guarda Municipal de Trânsito. Também passaram pela avenida, as viaturas das polícias rodoviárias Estadual e Federal e do Corpo de Bombeiros. O desfile foi encerrado com as prendas da 7º Região Tradicionalista.

Famílias inteiras assistiram atentas ao desfile. O marceneiro Adroaldo Oliveira foi para o local, acompanhado da esposa e de seus dois filhos. O desfile foi o terceiro evento dos festejos do sesquicentenário do qual ele participou. “Me sinto orgulhosos de ser passo-fundense. Acho fundamental participarmos ativamente das atividades que marcam o aniversário de nosso município”, frisou Oliveira.

Durante o ato, o secretário estadual da Ciência e Tecnologia, Pedro Westphalen, ressaltou que o povo de Passo Fundo tem dado exemplo ao Rio Grande do Sul. “A cidade conseguiu retomar o progresso de uma forma harmônica. Unificou ações e voltou ao caminho do desenvolvimento. Isso é um exemplo para todos, principalmente para o nosso estado”, declarou Westphalen.