Protocolo oficializa a instalação da Ambev
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
O Nacional – Passo Fundo, 24/06/2008
AmBev: foi oficializada ontem a instalação da maior maltaria do Brasil em Passo Fundo. O investimento será de R$ 213 milhões e deve gerar 400 postos de trabalho diretos e indiretos
Texto: Ana Luisa do Nascimento/ON
A AmBev vai fazer o maior investimento dos últimos 30 anos em Passo Fundo. Depois de seis meses de negociação ontem na presença de dezenas de lideranças de Passo Fundo e região a governadora Yeda Crusius e o diretor de Relações Corporativas da AmBev, Milton Seligman, confirmaram, em solenidade no Palácio Piratini, o investimento de R$ 213 milhões da companhia em Passo Fundo para a construção de uma nova maltaria.
Conforme anunciou Seligman o empreendimento será o maior do Brasil e um dos maiores da América Latina, reforçando a liderança nacional do Estado na produção de cevada e malte e também a competitividade com os pólos da Argentina e Uruguai.
"Cevada como a de Passo Fundo não há. Viu-se que como aquela cevada como não há igual é por uma série de fatores que na história foi se somando. E um deles o principal que foi a nossa Embrapa que transformou toda a região conhecida de todo o Brasil pela produção de grãos qualidade", iniciou o discurso a governadora que logo após destacou a infra-estrutura logística de Passo Fundo. "Não tenho dúvida de que, em pouco tempo, por todo o multiplicador que representa uma empresa como a AmBev, nós estaremos, via emprego, trabalho, comércio e tecnologia, aumentando a receita de Passo Fundo e do Rio Grande do Sul", salientou a governadora, ao parabenizar o prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp, que também participou do anúncio do investimento, com o secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Luiz Fernando Záchia, e da Fazenda, Aod Cunha e com o deputado federal, Beto Albuquerque (PSB).
Capacidade de produção
Com a nova unidade, a AmBev estima uma geração de 400 postos de trabalho diretos na maltaria, em um total 1,5 mil na fase de obras. O aumento da demanda pela cevada local também permitirá uma geração de empregos indiretos, voltados ao plantio, armazenagem e frete da matéria-prima.
"O Rio Grande do Sul é fundamental neste projeto", destacou Seligman, citando a capacidade produtiva de excelência da área agrícola na produção de cevada, matéria-prima do malte, e a qualidade da infra-estrutura logística como decisivos para a instalação do empreendimento no Estado. "Muito mais importante do que qualquer incentivo fiscal é o incentivo da malha logística existente. É essa que definiu o investimento", enfatizou o diretor.
A unidade, que conta com incentivos do Fundopem, começará a ser construída ainda neste ano e deve iniciar a operação no segundo semestre de 2009. Conforme explicou Seligman a Redação de ON, com produção inicial de 110 mil toneladas de malte, matéria-prima essencial na fabricação da cerveja, e chegando a 220 mil toneladas no final do projeto, a nova planta atenderá a demanda das unidades fabris da AmBev no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Além do Rio Grande do Sul, São Paulo e a Argentina disputavam o empreendimento.
As obras devem começar na semana que vem. Nos próximos dias, técnicos da empresa devem escolher o terreno para construir a estrutura. Duas áreas já estão pré-selecionadas, de acordo com o prefeito Dipp.
Passo Fundo comemora
Também estiveram presentes à solenidade, além de secretários de Estado e membros do governo, lideranças municipais de Passo Fundo, deputados estaduais e federais e lideranças empresariais do Estado e do município.
Segundo o deputado Beto Albuquerque o conjunto de recursos que a cidade oferece e a decisiva política de desenvolvimento executada no âmbito municipal, com foco na atração de novos investimentos para a cidade foram decisivos para esta conquista. "A escolha de Passo Fundo corresponde a um conjunto de condições privilegiadas que favorece o empreendimento, como infra-estrutura logística, acesso direto à ferrovia, rodovia e transporte aéreo, e até a experiência da Embrapa com pesquisa sobre cevada, a matéria-prima principal utilizada na produção", explicou Beto que participou do processo de negociação.
O prefeito Airton Dipp descreveu como muito importante o momento para a cidade destacando que este é um investimento direto em Passo Fundo e de forma indireta para os municípios da região. Dipp destacou ainda que o investimento resultará na geração de renda para cidade que vai agregar arrecadação para mais investimentos na saúde, educação, saneamento e geração de emprego e renda.
"A confirmação da nova unidade em Passo Fundo representa uma vitória construída coletivamente por vários setores da comunidade", destacou o deputado Luciano Azevedo (PPS).
O presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Miguel Scheis, destaca que o projeto deve chegar em breve ao Legislativo municipal e com certeza todos os vereadores devem aprovar a proposta imediatamente.
"Estamos muito contentes que a escolha tenha sido por Passo Fundo. Esse é um belo investimento e vai revigorar a economia passo-fundense e regional", afirmou Joelson Luis Zandona, proprietário da Disfonte representante da AmBev no setor de distribuição de bebidas.
AmBev
Fundada em 1999, a partir da incorporação da Brahma e da Antarctica, a AmBev é a maior indústria cervejeira da América Latina. É também a maior indústria brasileira de bens de consumo privada. Desde 2004, quando se associou a Inbev, a empresa alcança também a América do Norte.
Ao todo, 14 países consomem seus produtos. Com o fortalecimento do pólo malteiro gaúcho, aliando-os aos do Uruguai e Argentina, a empresa coloca a América Latina em um novo patamar competitivo junto ao Canadá e Europa, que são os grandes produtores mundiais.
Salão lotado
Faltaram cadeiras para acomodar todas as autoridades que participaram da solenidade. O secretariado do Rio Grande do Sul participou em grande número. E além de políticos de renome nacional estavam lá dezenas de passo-fundenses. Havia representante da Acisa, Sinduscon, Transportadores, Sincomércio, associação de moradores, lideranças políticas, imprensa, da Universidade de Passo Fundo, Embrapa Trigo além de deputados da região e lideranças regionais.
(Fotos: Jefferson Bernardes / Palácio Piratini)