PSB é pioneiro na formação dos núcleos de base

Jan 12 2010
(0) Comments

Diário Popular – Pelotas

Em 1945, formou-se a Esquerda Democrática com o objetivo de combinar as transformações sociais com ampla liberdade civil e política. A pretensão era construir o socialismo de forma gradual amparado no nacionalismo. Dois anos depois o movimento transformou-se no Partido Socialista Brasileiro (PSB). A legenda, que possui 1.074 filiados em Pelotas, de acordo com dados de novembro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocupa hoje o espaço destinado aos partidos no Diário Popular.

O PSB defendia reformas imediatas, como a nacionalização de áreas economicamente estratégicas, a ampliação dos direitos dos trabalhadores, a garantia de saúde e educação públicas, além do desenvolvimento da democracia e dos meios de participação popular. A formação pioneira dos núcleos de base é atribuída aos socialistas brasileiros.

Há dez anos filiado ao PSB, Maicon de Almeida Machado assumiu pela primeira vez em dezembro o cargo máximo da agremiação em Pelotas. A meta da nova executiva é eleger, em 2010, José Antônio Paladini, o Catarina, segundo candidato a vereador mais votado em 2008, com 6.722 votos, quando ainda estava no PCdoB.

Catarina não se elegeu por não atingir o quociente eleitoral, assim como ocorreu com o primeiro colocado da nominata na proporcional do PSB, Marcus Cunha, que obteve 3.341 votos. “O Marcus Cunha é uma pessoa bastante qualificada. Não se elegeu por causa da legenda e isso é inadmissível. Temos que atuar como uma empresa, não podemos chegar estar na véspera do pleito e ver quais serão os candidatos. Precisamos de um planejamento profissional. Faremos uma reformulação para voltar a ocupar o espaço que tivemos”, disse Machado ao lembrar a composição da bancada do PSB na Câmara de Vereadores que já chegou a contar com três parlamentares.

O ex-vereador Luís Carlos Matozzo é o nome da sigla pelotense para candidato a deputado federal. Machado disse apostar na candidatura ao Palácio Piratini do deputado federal Beto Albuquerque (PSB) para conseguir maior visibilidade no palanque aos concorrentes socialistas brasileiros de Pelotas.

O presidente municipal da legenda adiantou que a partir de março, até o final de 2011, o PSB promoverá 40 encontros para discutir Pelotas. “Queremos debater os problemas da cidade e montar um programa de governo. Nosso projeto de longo prazo é reerguer a bancada e ter candidato próprio ao Executivo nas próximas eleições municipais”, destacou Machado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3303-0329.