PSB e PTB tentam construir candidatura alternativa

Jan 06 2010
(0) Comments

Correio do Povo – Porto Alegre, 6/1/2010

Deputados estaduais Beto Albuquerque e Luís Augusto Lara querem atrair PP

A construção de uma via alternativa para concorrer ao Palácio Piratini em outubro deste ano foi reforçada ontem à tarde, durante encontro entre os deputados estaduais Beto Albuquerque (PSB) e Luís Augusto Lara (PTB) em um café da Capital. Ambos reafirmaram suas pré-candidaturas ao governo do Estado, mas é evidente o desejo de compor aliança forte até o mês de março, formando a denominada terceira via. “A ideia é construir unidade ali na frente entre PSB, PTB, PP, PCdoB e outros partidos”, afirmou Beto.

Os dois parlamentares organizaram um cronograma de reuniões para aprofundar as negociações daqui por diante. “Vários pontos nos aproximam. Vamos trabalhar para construir uma frente ampla que seja uma nova opção ao eleitor”, declarou Lara. O discurso é reforçado pelo presidente estadual do PP, Pedro Bertolucci, que revela a prioridade do seu partido em eleger um senador em 2010. “O ideal é formar um grupo com PP, PSB e PTB. Precisamos de um fato novo na política. A cabeça de chapa deve ficar com aquele que apresentar maior densidade eleitoral”, disse Bertolucci, referindo-se a um entendimento necessário entre Beto e Lara.

O desejo do PP permite prospectar a composição da hipotética coligação: PSB e PTB na cabeça de chapa, enquanto o PP fica com a vaga prioritária ao Senado. “É um cenário totalmente plausível”, destacou Albuquerque. A definição sobre o candidato que ocupará a eventual cabeça de chapa se estenderá até março, período em que haverá maior definição do quadro eleitoral.

Ele mantém, no entanto, a proposta de flexibilização. “Eu não teria o menor problema em apoiar o Lara caso ele tenha a maior cotação. Vai encabeçar aquele que estiver melhor habilitado junto ao eleitor”, destacou Beto Albuquerque.