PSB elege nova geração de dirigentes e critica superávit primário e juros altos

Aug 23 2005
(0) Comments

Diário da Manhã – Passo FundoDiário da Manhã – Passo Fundo, 23/8/2005
PSB elege nova geração de dirigentes e critica superávit primário e juros altos

O deputado federal Beto Albuquerque foi reeleito neste domingo vice-presidente do PSB, durante o X Congresso Nacional, realizado em Brasília. A nova chapa, eleita de forma unânime pelos delegados, tem como presidente o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, neto de Miguel Arraes, e como vice-presidentes também o ex-ministro Roberto Amaral e o senador João Alberto Capiberibe. O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, ficou na vice-presidência de Relações Institucionais.

A ascensão da nova geração de dirigentes do PSB marca o começo da etapa histórica pós-Miguel Arraes, a maior expressão do partido morto este mês. Segundo Beto, o PSB entra nessa fase decidido a ocupar maior espaço no campo da esquerda brasileira.

O primeiro passo foi dado no congresso com a aprovação da meta de 5% dos votos válidos para a Câmara dos Deputados, que deverá ser atingida em todo o país nas próximas eleições. Os diretórios estaduais e municipais que não alcançarem esse objetivo poderão sofrer intervenção. “O PSB se impôs essa tarefa partidária para chegar entre os sete partidos que deverão vencer a cláusula de barreira em 2006 e afirmar-se como uma referência da esquerda no país”, explica Beto.

Os cerca de mil socialistas reunidos desde sexta-feira no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, reafirmaram o apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a necessidade de apuração completa das denúncias de corrupção e de punição dos responsáveis. Uma carta de princípios aprovada no congresso – que será entregue a Lula – defende maior investimento em infra-estrutura, saúde, educação e ciência e tecnologia, e também a redução dos juros, a aprovação da reforma política e a ampliação do diálogo com o governo. “O presidente precisa ouvir mais seus aliados históricos”, afirma Beto.