PSB quer cargos do PT no Nordeste

Feb 22 2007
(0) Comments
Correio Braziliense – Brasília, DF – 22/2/2007

Ugo Braga 

Tema do Dia – Esplanada

Partido insistirá com o presidente Lula para manter dois ministérios, o de Ciência e Tecnologia e o da Integração Nacional. Mas está de olho mesmo é no BNB e na Sudene, cota dos petistas cearenses

Tradicional e cordato aliado do PT, o PSB vai causar hoje um problema para a reforma ministerial em curso. Na conversa de seus dirigentes com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reivindicará para si a manutenção das pastas da Ciência e Tecnologia e da Integração Nacional. E dirá que ficará feliz se o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) for efetivado na liderança do governo na Câmara. A pedida é grande, mas não é para valer. Com ela, os socialistas esperam abrir negociação para pôr a mão no Banco do Nordeste do Brasil, na recriada Sudene ou mesmo no Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs).

Os cargos do segundo escalão cobiçados pelo PSB estão todos na mão do PT cearense — exceto a Sudene, ainda não ressuscitada completamente. O BNB, inclusive, está no cerne do famoso episódio dos dólares na cueca. Seu presidente, o economista Roberto Smith, é afilhado do deputado José Guimarães (PT-CE), cujo assessor foi preso com US$ 100 mil escondidos dentro da roupa, um ano e meio atrás. O Ministério Público investiga se o dinheiro em questão era propina paga por um grupo favorecido num financiamento do banco. O Dnocs é dirigido por Eudoro Santana, ligado a José Airton Cirillo, petista envolvido no escândalo dos sanguessugas.

A velha tática de pedir um ministério para levar cargos no segundo escalão ou em estatais é conhecida nas negociações políticas, talvez por isso mesmo, os socialistas sequer a comentem. “Não ouvi nada a respeito, nem tivemos nenhuma reunião anterior sobre isso com o governo”, esquiva-se Beto Albuquerque. Ele, o presidente do partido, Eduardo Campos, seu vice, Roberto Amaral, e mais os líderes na Câmara, Márcio França (SP), e no Senado, Renato Casagrande (ES), marcaram reunião para esta manhã, antes de irem ao Planalto. Vão ensaiar o discurso. “Queremos ouvir o presidente. Uma coisa é certa: não vamos botar o pé na porta exigindo cargos, como muita gente anda fazendo por aí”, provoca Albuquerque, em evidente alusão às recorrrentes pressões do PT por ministérios.

Tanto barulho vêm fazendo para ocupar espaços no governo, que os petistas começam a despertar lobbies contrários. Ontem, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgou carta enviada ao presidente da República, pedindo a manutenção de Fernando Haddad à frente do Ministério da Educação. Petista de perfil técnico, Haddad sofre o desgaste de ver sua cabeça pedida por seus próprios correligionários. O PT paulista prefere Marta Suplicy na vaga.

 Militares

O ministro da Defesa, Waldir Pires, apresentou ontem os novos comandantes militares ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lhes desejou sorte. Lula também agradeceu aos comandantes que deixam os cargos. As nomeações serão publicadas hoje no Diário Oficial da União.

O novo comandante do Exército, general Enzo Peri, toma posse no dia 8 ou 9 de março. O almirante Júlio Soares de Moura Neto assume o comando da Marinha no dia 10 de março. Juniti Saito recebe o comando da Aeronáutica no dia 28 de fevereiro.