PSB reclama de pressão do PT

Mar 27 2006
(0) Comments

Zero Hora – Porto AlegreZero Hora – Porto Alegre, 27/3/2006
PSB reclama de pressão do PT

A reedição da Frente Popular em torno da candidatura de Olívio Dutra ao governo estadual está ameaçada por um descompasso entre calendários partidários. O PSB reclama da pressão do PT, que deseja reproduzir a tradicional coligação formada pelas duas legendas e pelo PC do B.

O PT ofereceu ao PSB a possibilidade de indicar o deputado federal Beto Albuquerque como candidato ao Senado. Já o PC do B seria representado pela deputada estadual Jussara Cony na vaga de vice de Olívio. O presidente estadual do PSB, Caleb de Oliveira, afirma que a hipótese agrada, mas exige mais tempo para fechar a questão.

Ao PT, interessa assegurar a Frente Popular até o final desta semana, quando Olívio será proclamado candidato durante um encontro da legenda. No sábado, o diretório estadual petista decidiu intensificar as conversas com PSB e PC do B.

– É uma posição absurda essa de querer uma solução em pleno março. Nenhum partido está neste ritmo. Se para o PT o mais importante é o calendário, é o calendário que vai forçar uma decisão – afirma Caleb.

Para o dirigente, o PT precisa respeitar o tempo do PSB, que deve reunir seu diretório apenas no dia 8:

– A tese da candidatura própria continua sendo a mais forte.

O PSB também precisa de prazo para tomar uma decisão porque é um dos partidos ameaçados pela verticalização – norma que obriga as siglas a respeitar nos Estados as alianças presidenciais – e pela cláusula de desempenho, regra que restringe a atuação das legendas que não conquistarem percentual mínimo de votos para deputado federal. Por isso, a eleição para a Câmara virou prioridade do PSB.