PSB se distancia do PT e lança Grill

Apr 08 2006
(0) Comments

Zero Hora – Porto AlegreZero Hora – Porto Alegre, 8/4/2006
PSB se distancia do PT e lança Grill

Tradicional aliada dos petistas no Estado, a sigla aposta em aliança com o PL para disputar o Piratini

A pomba branca, símbolo do PSB, vai alçar vôo solo na eleição gaúcha. Em um encontro estadual da sigla, no salão da Igreja Pompéia, em Porto Alegre, os socialistas vão referendar hoje o nome do ex-prefeito de Cristal Beto Grill como candidato na disputa pelo Piratini.

Com o anúncio, que deve ser formalizado em junho na convenção da sigla, o partido sepulta a possibilidade de uma aliança com o PT. As duas siglas mantinham uma colaboração estreita desde os anos 80, com poucas interrupções – a última delas em 2002, quando o PSB lançou Caleb de Oliveira para governador no primeiro turno, apoiando Olívio Dutra (PT) no segundo. Os petistas, que já lançaram a candidatura de Olívio, tinham oferecido a vaga de vice ao PSB. Ontem, uma reunião da executiva estadual socialista chancelou as candidaturas.

Afastado do aliado tradicional, o PSB negocia uma aliança com o PL. Se não houver acordo com os liberais, a vaga de vice ficará com a vereadora socialista de Butiá, Irani Medeiros.

Na disputa pelo Senado, o indicado será o jornalista Ciro Machado, que foi candidato a vice-prefeito ao lado do deputado Beto Albuquerque na disputa pela prefeitura de Porto Alegre em 2004.

– A partir de amanhã (hoje), a hipótese de aliança com PT ou PDT está praticamente descartada – afirmou o presidente estadual do PSB, Caleb de Oliveira.

Candidatura visa a valorizar legenda, afirma deputado

Na trincheira petista, Olívio não quis falar sobre a decisão do PSB. O secretário-geral estadual do PT, Arno Augustin, também preferiu adotar cautela.

– O PT já colocou seu posicionamento. Vamos esperar o PSB oficializar a decisão e, na segunda-feira, vamos avaliar – afirmou o petista.

Para Albuquerque, vice-líder do governo Luiz Inácio Lula da Silva na Câmara dos Deputados, a candidatura própria no primeiro turno é importante para valorizar o PSB junto à população.

– A candidatura vai servir para apresentar as idéias do partido. Temos algumas críticas a fazer e também contribuições a apresentar. Essa decisão também ajudará na eleição para deputados federais e estaduais do partido – diz Beto, que concorre à reeleição.

O deputado descarta a possibilidade de qualquer aliança na qual o PSB não tenha a cabeça de chapa.

– Se não tivermos apoio, vamos em faixa própria para essa disputa – garantiu Albuquerque.

Os nomes do PSB

Governador
Beto Grill
Médico, prefeito reeleito de Cristal. Renunciou à prefeitura no dia 31 de março para disputar o governo. Filiado ao PSB há cinco anos.

Vice-governadora
Irani Medeiros
Advogada, é vereadora em Butiá. Foi procuradora do município. Filiada ao PSB há quatro anos.

Senador
Ciro Machado
Jornalista e advogado, concorreu a vice-prefeito na chapa de Beto Albuquerque à prefeitura de Porto Alegre em 2004. É filiado ao PSB há dois anos.