PSB também terá candidato na região
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Jornal O Informativo – LajeadoJornal O Informativo – Lajeado, 2/3/2006
PSB também terá candidato na região
Estrela – O PSB definiu por candidatura a deputado federal no Vale do Taquari. Foi o que informou o presidente do diretório municipal Carlos Artur Hauschild. "Tuio", como é conhecido, é o nome indicado pelo partido. Ele disse ontem que está se licenciando da presidência para assumir a pré-candidatura. Em seu lugar assume o vice-presidente Joel Mallmann, em encontro que ocorre dia 9.
A posse do vereador transcorre durante jantar que o partido organiza no Carpas e Cia, na localidade de Costão. Mallmann também está sendo cogitado para disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa, mas ainda não definiu. "Convidado ele foi", confirma Hauschild.
O coordenador do Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Jóias no Rio Grande do Sul explicou que o objetivo da executiva nacional é ultrapassar a cláusula de barreira e garantir a sobrevivência da sigla. Instituída pela Lei dos Partidos (9.096/95), a também conhecida como cláusula de exclusão obriga os partidos a obter, a partir desse ano, o mínimo de 5% dos votos apurados (não computando brancos e nulos) ao Congresso, distribuídos em pelo menos um terço dos estados.
O ex-assessor do deputado federal Beto Albuquerque – que disputa a reeleição – explicou que o parlamentar não tem muita ligação com o Vale do Taquari, apesar dos votos obtidos na região. Segunda-feira Hauschild acompanha Albuquerque em visita à Univates, onde ministra palestra sobre educação, ciência e cidadania, no auditório do prédio 3, a partir das 19h30min.
Coligações
O PSB está conversando com todos os partidos em busca de uma coligação para disputar o Piratini. A exceção é o PT, conforme reforçou ontem Carlos Artur Hauschild. Ele explicou que as siglas só aguardam a prévia do PMDB, dia 19, que vai escolher o candidato à Presidência da República, para definir. O governador Germano Rigotto disputa a indicação com Antony Garotinho, ex-governador do Rio de Janeiro. Caso o gaúcho seja derrotado, deverá ficar com a incumbência de tentar a reeleição ao governo do Estado, o que mudará o quadro da sucessão.
Carlos Artur vai concorrer a um cargo público pela primeira vez. Entretanto, como presidente do PSB, participou diretamente da campanha de Geraldo Manica a prefeito de Estrela, em 2000, como tesoureiro. Nos dois anos seguintes atuou como secretário municipal de Administração, então com 23 anos de idade. "Fui o secretário mais jovem do município", lembra. Em 2003 viajou para a Alemanha, a fim de concluir o curso de pós-graduação em Gestão Pública Participativa. No ano seguinte retornou ao Estado para trabalhar na campanha de Beto Albuquerque a deputado federal.
Sobre a posse de Mallmann na presidência da executiva estrelense, disse que o partido precisa "oxigenar". "E o Joel tem um belo futuro pela frente", complementa.