PT e PSB já articulam alianças

Sep 27 2009
(0) Comments

Correio do Povo – Porto Alegre, 27/9/2009
Um dos poucos partidos a definir seu candidato com mais de um ano de antecedência, o PT estadual trabalha para agregar siglas que têm proximidade com os petistas. O ministro Tarso Genro, candidato do partido, deverá priorizar uma aliança com PDT, PSB e PC do B, embora um acordo com o PTB não esteja descartado.

De acordo com o secretário-geral do PT no Estado, Carlos Pestana, as movimentações partidárias fazem parte do processo eleitoral. No entanto, garante que o PT gaúcho está mobilizado e discutindo possíveis coligações com outras siglas. 'Acho normal e legítimo que os partidos busquem alianças, mas nós também estamos fazendo essa discussão com partidos que compõem a terceira via', disse Pestana. Além de defender uma boa política de alianças, o partido intensificará o debate interno e realizará, até o fim do ano, cinco seminários no Estado. 'O diretório executivo coordenará esse processo', diz.

O PSB, que já lançou o deputado Beto Albuquerque como pré-candidato, intensificou os contatos nos últimos meses. O presidente do diretório estadual, Caleb Oliveira, avalia positivamente a ampliação da política de alianças e destaca alguns exemplos em municípios do Interior. 'Sou muito otimista desta frente de fato acontecer. Em algumas cidades do interior temos composições heterogêneas, mas com objetivos e programas em comum', ressaltou Caleb.