PT quer recuperar Capital
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Jornal do Comércio – Porto Alegre, 31/01/2008
O PT gaúcho está determinado a recuperar o comando administrativo de Porto Alegre. Seja com a candidatura da deputada federal Maria do Rosário, seja com o candidato Miguel Rossetto, ex-vice-governador e ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, que vão disputar a prévia de 16 de março, os petistas querem eleger o sucessor do prefeito José Fogaça. Além do proselitismo partidário em função das prévias, especialmente os candidatos que vão integrar a nominata para a Câmara de Vereadores estão desenvolvendo um trabalho político muito forte nos bairros e nas vilas da Capital. E o PT espera para o segundo turno conseguir a transferência natural dos votos que forem destinados no primeiro turno para as candidaturas das deputadas federais Manuela D'Ávila, do PCdoB, e Luciana Genro, do P-Sol. Esta verdadeira "blitzkrieg" dos petistas, efetuada de forma especial pelos atuais vereadores, está se espraiando pelos quatro cantos da cidade e chamando a atenção inclusive de partidos adversários.
Nas articulações com outros partidos, o PT não tem economizado esforços para se aproximar do PSB, de Beto Albuquerque; do PTB, de Sérgio Zambiasi; e do PDT, de Alceu Collares, a fim de ampliar uma coligação em torno de seu candidato.
No Interior, petistas desejam duplicar
Já no Interior do Estado, onde o PT conta com 43 prefeituras e 39 vices, o partido pretende duplicar esses números. Principalmente em função dos investimentos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que já terão dado resultados objetivos e concretos em outubro, quando das eleições municipais. O partido deseja se aproximar dos 100 prefeitos e outros tantos vices no Rio Grande do Sul, além de um aumento considerável no número de vereadores.
Um esforço concentrado petista, além do realizado em Porto Alegre, está sendo levado a efeito em Caxias do Sul e Pelotas. Em Caxias, o PT espera recuperar a prefeitura através da candidatura do deputado federal Pepe Vargas, ex-prefeito daquele município. Em Pelotas, o candidato petista também é um ex-prefeito, Fernando Marroni. E, além disso, os petistas esperam manter prefeituras como em São Leopoldo, com o prefeito Ari Vanazzi, e em Santa Maria, com a candidatura do deputado federal Paulo Pimenta. Também está em busca de um candidato para suceder o prefeito Luiz Fernando Mainardi. O deputado Daniel Bordignon deve concorrer outra vez a prefeito de Gravataí. O PT também quer manter as prefeituras de Cruz Alta, com Vilson Roberto; Viamão, com Alex Boscaini e Sapiranga, com Nelson Spolaor.
Há, no entanto, um plano ambicioso dos petistas não só de dobrar o número de prefeituras no Estado, como de ganhar em grandes municípios. E, neste caso, estão Canoas, com o nome de Jairo Jorge e Novo Hamburgo, com o deputado federal Tarcísio Zimmermann.
Coluna Carlos Bastos