PTB e PSB tentam articular candidatura alternativa
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Correio do Povo – Porto Alegre, 2/11/2009
Cortejados por PMDB e parte do PT, petebistas negociam com Beto Albuquerque
Apouco mais de 10 dias do encontro estadual que definirá o posicionamento a ser adotado pelo partido em relação às eleições de 2010 no Estado – opção por candidatura própria ao Piratini no primeiro turno ou alianças -, o PTB não é cortejado só pelo PMDB ou por parte do PT. São intensas as negociações entre lideranças petebistas e o PSB. Na quinta-feira o pré-candidato do PSB ao governo do Estado, o deputado federal Beto Albuquerque, manteve longa reunião, com o presidente do PTB gaúcho, deputado Luís Augusto Lara.
Desde sexta-feira, quem tem conversado com Beto e Lara ouviu dos dois quase as mesmas frases. Ambos defendem a necessidade de ser formada uma frente ampla que deixe de lado querelas partidárias e passe a ter como principal interesse alavancar a economia e os indicadores sociais do Estado. "Estamos trabalhando na construção de algo que possa unir o maior número de partidos e de pessoas. Um caminho novo, que recoloque o Rio Grande do Sul em posição de destaque. Existe a possibilidade de construir uma opção para a próxima eleição", assinala Lara. "O PSB quer consolidar mais do que uma candidatura, uma ideia. Propor um ciclo de entendimento para a retomada do desenvolvimento organizado do Estado", completa Beto.
Em uma demonstração de que tem levado a sério a possibilidade de encabeçar uma "terceira via" em 2010, o deputado passa o feriado no RS, a maior parte do tempo na Capital, em articulações. Desde o ano passado, o PSB faz reuniões com representantes de vários outros partidos, com foco em 2010. Os resultados já aparecem: para surpresa de muitos, Beto desponta com percentuais que não podem ser ignorados nas pesquisas de intenção de voto.
Apesar dos números animadores, Beto não fechou questão em torno de sua candidatura. "É claro que quero ser candidato a governador. Agora, se o senador Sérgio Zambiasi quisesse liderar um movimento que criasse um novo campo político, eu não teria nenhum problema em abrir mão da minha pretensão."
document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);