Quinze empresas se apresentam para executar a obra das Vias paralelas
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Clic Erechim, 19/01/2008
O projeto de construção das vias paralelas na BR 153, trecho urbano de Erechim, avança mais uma etapa no objetivo de ver essa importante obra realizada. Nesta quinta-feira (17) o deputado federal Beto Albuquerque (PSB) comunicou o prefeito Eloi Zanella que 15 empresas apresentaram proposta para executar a obra. Ele está otimista e acredita que no máximo em 90 dias a empresa vencedora da licitação deverá estar no local da obra. Quanto aos recursos de custeio da obra, estimada em 14 milhões, Beto acredita que não será um problema para a conclusão do projeto.
Resgate
As vias paralelas são um anseio dos moradores daquela região da cidade e também dos cerca de cinco mil trabalhadores do distrito industrial que residem em outras regiões da cidade. Nas horas di pico da movimentação dos trabalhadores e é exatamente o momento que rodovia federal apresenta o maior circulação de veículos. Vários acidentes ocorrem nas proximidades do meio dia e no final da tarde.
Caminhada
A construção das vias paralelas na BR 153 vem sendo solicitada pelo prefeito Eloi Zanella desde a segunda gestão na prefeitura entre os anos de 1989 e 1992. Quando tomou posse em 2001, para o terceiro mandato de prefeito ele colocou o projeto entre as prioridades do seu governo. Entregou documentação nas mãos do então ministro dos Transportes, Elizeu Padilha, na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, mas o processo não teve andamento.
Apoio
Na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito fez duas viagens ao Ministério dos Transportes especialmente para tratar do assunto. Acompanhado pelos deputados Francisco Turra (PP) e Beto Albuquerque (PSB), manteve audiência Hideraldo Caron, diretor Geral do Departamento Nacional de Infra Estrutura Terrestre – Denit. A partir desse momento o projeto começou a deslanchar.
Compromisso
Em 2006 o deputado Beto assumiu o compromisso de fazer uma Emenda Parlamentar para a contratação da empresa para elaboração o projeto. Um ano depois, após aprovação do projeto pelo Ministério dos Transportes, o engenheiro Marcos Ledermann, chefe do Denit/RS, esteve em Erechim acompanhado do parlamentar visitou Erechim para apresentar a planta com o traçado das vias paralelas. O projeto priorizou a etapa da BR 153 compreendida entre o trevo do aeroporto e o acesso ao bairro Atlântico. Nesse primeiro momento será executado o trecho ente o acesso às avenidas Sete de Setembro e João Caruso, na estrada do distrito industrial de Erechim.
Confiança
O prefeito Eloi Zanella está confiante que a obra será executada pelo governo federal, principalmente pelo apoio e a dedicação que o deputado Beto Albuquerque tem destinado a esta antiga luta das lideranças dos setores público e privado, e o desejo das mais de 15 mil pessoas que residem do outro lado da BR 153, em Erechim.