Representantes do PSB discutem participação
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Jornal do Commércio – Manaus, AM – 22/2/2007
Representantes do PSB (Partido Socialista Brasileiro) devem se reunir hoje à tarde com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, para discutir a participação no governo, inclusive as possíveis mudanças com a reforma ministerial. A informação é do líder do governo, Beto Albuquerque (PSB-RS).
O partido está atualmente à frente das pastas da Integração Nacional, com o ministro Pedro Brito, e da Ciência e Tecnologia, com o ministro Sérgio Rezende. Pedro Brito era secretário-executivo do então ministro da Integração Nacional Ciro Gomes e ambos entraram no PSB após a saída do PPS. Sérgio Rezende também era secretário-executivo da Ciência e Tecnologia enquanto o atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos, era ministro.
A reunião deve contar com a presença do líder do governo, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do presidente de honra do partido, Roberto Amaral, e dos líderes do PSB na Câmara, Márcio França (SP), e no Senado, Renato Casagrande (ES).
Cargos suficientes
O líder do PP na Câmara, Mário Negromonte (BA), já havia afirmado na semana passada que o partido deverá pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva cargos suficientes para que sua participação neste segundo governo seja semelhante à que houve no primeiro. Negromonte espera também ser recebido por Lula, juntamente com o presidente do PP, Nélio Dias (RN). Segundo o líder, o partido fez um levantamento sobre os cargos de que dispunha. "Vamos mostrar para o presidente a relação do que tínhamos e do que perdemos e vamos ver o que vamos ter", disse ele. "Queremos pelo menos o correlato do que tínhamos no governo passado."
Segundo o líder, indicados pelo PP ocupam ou ocuparam postos como o de ministro das Cidades, além de diretorias de estatais e agências reguladoras. No ano passado, vários políticos deixaram esses cargos
para disputar as eleições, por exemplo.
A manutenção do Ministério das Cidades, por sua grande possibilidade de ação junto a municípios, é prioridade do PP – políticos do PT e do PMDB também o pleiteiam. Negromonte diz ainda que as lideranças do partido já fecharam acordo com o PTB e o PR, para que não reivindiquem de Lula os mesmos cargos, evitando "constrangimentos" para o presidente.
Tamanho dos partidos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na semana passada, antes do Carnaval com representantes do PMDB e, ao longo dos próximos dias, deverá manter outros encontros semelhantes. O presidente do partido, Michel Temer (SP), disse, após a reunião com Lula, acreditar que o presidente deve definir o "desenho" do novo ministério em até 20 dias.
Michel Temer, disse que o tamanho dos partidos será levado em conta na hora de montar o ministério para o segundo mandato