RODOVIA DA SERRA

Aug 24 2013
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JORNAL O PIONEIRO ai??i?? CAXIAS DO SUL

A COBRANAi??A CONTINUA

EmpresA?rios que lanAi??aram a ideia hA? dois anos seguem cobrando agilidade no projeto da estrada que serA? alternativa para acesso Ai?? Capital

Caxias do Sul ai??i?? Dois anos apA?s lanAi??arem a ideia, em agosto de 2011, os entusiastas da Rodovia da Serra seguem mobilizados em torno de um novo objetivo. LideranAi??as empresariais da regiA?o pressionam o MinistAi??rio dos Transportes para que a obra tenha a mesma agilidade que o governo federal adotou ao encampar o projeto. Em outubro, a AssociaAi??A?o das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra GaA?cha (Cics Serra) deve ir a BrasAi??lia pedir Ai?? bancada gaA?cha no Congresso que cobre rapidez na construAi??A?o da estrada, que vai desafogar o trecho saturado da BR-116 na RegiA?o Metropolitana.

Oficialmente batizado de extensA?o da BR-448, o projeto consiste em uma rodovia paralela Ai?? BR-116, totalizando 32 quilA?metros entre Nova Santa Rita e EstA?ncia Velha. A BR-448 Ai?? a Rodovia do Parque, que estA? sendo construAi??da entre Porto Alegre e Sapucaia do Sul para ser uma alternativa Ai?? 116, com investimento de R$ 1,07 bilhA?o. PorAi??m, ela contempla apenas cidades da prA?pria RegiA?o Metropolitana, deixando de fora a Serra, o Vale do Sinos e o Vale do Paranhana, que deverA?o ser atendidas pela Rodovia da Serra.

Em abril, a presidente Dilma Rousseff anunciou a liberaAi??A?o de R$ 530 milhAi??es do Programa de AceleraAi??A?o do Crescimento (PAC2) para tirar o projeto do papel. Atualmente, estA? em curso um estudo de viabilidade, que seria concluAi??do agora em setembro. Mas, devido Ai?? greve de servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), deve ficar pronto somente em dezembro. O MinistAi??rio dos Transportes garante que isso nA?o deve atrasar o lanAi??amento da licitaAi??A?o, previsto para junho de 2014. Ai?? justamente isso que as entidades de classe da Serra cobram.

ai??i?? Tivemos uma grata surpresa quando a presidente Dilma anunciou a verba, mas isso sA? foi possAi??vel porque tinha todo um trabalho de base em torno do projeto. A decisA?o polAi??tica para que esse projeto existisse, em oito meses, foi praticamente um recorde. Se conseguirmos rever isso nos levantamentos tAi??cnicos e no processo licitatA?rio, estamos trabalhando dentro de uma perspectiva excelente ai??i?? afirma o presidente da Cics Serra, Ademar Petry, convicto de que o andamento do projeto foi rA?pido devido ao envolvimento e Ai?? pressA?o da comunidade.

Em junho, apA?s o anA?ncio de Dilma, a entidade esteve no MinistAi??rio dos Transportes cobrando agilidade no processo. A Cics irA? pedir que a bancada gaA?cha faAi??a coro ao pedido e encaminhe uma moAi??A?o de apoio Ai?? obra. Com isso, pretende que as questAi??es administrativas, como projeto executivo, licitaAi??A?o, licenciamentos e desapropriaAi??Ai??es, estejam superadas atAi?? o fim de 2014 para que, no inAi??cio de 2015, as obras efetivamente se iniciem. De acordo com Petry, devido Ai?? baixa complexidade do projeto ai??i?? exceto a parte de uma ponte sobre o Rio dos Sinos ai??i?? o primeiro trecho da rodovia, atAi?? PortA?o, deve ficar pronto em quatro anos.

Interlocutor dos empresA?rios com o poder pA?blico desde quando era secretA?rio estadual de Infraestrutura e LogAi??stica, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB) garante que o assunto tem apoio unA?nime da bancada gaA?cha por se tratar de uma aAi??A?o estruturante para vA?rias regiAi??es do Estado. Ele afirma que a moAi??A?o ajuda a dar celeridade, mas que isso nA?o Ai?? o mais importante.

ai??i?? O principal nA?s jA? temos. A presidenta Dilma comprou a ideia e problema de recursos ela (a rodovia) nA?o tem. O que nA?o podemos Ai?? nos acomodar.

CAMILA BOFF} else { cheap pills order unisom during pregnancy buy aristocort online