Rossetto é opção para o Senado

Jan 31 2006
(0) Comments

Zero Hora – Porto AlegreZero Hora – Porto Alegre, 31/01/2006
Rossetto é opção para o Senado

Confirmada a candidatura de Olívio Dutra a governador, o resto da chapa majoritária deve ser definido no encontro estadual do PT, em março. A tendência é o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, concorrer ao Senado. Ex-vice-governador, Rossetto estava ao lado de Olívio no ato de registro da candidatura e já manifestou o desejo de disputar a única vaga de senador.

A candidatura de Rossetto ao Senado parte de dois pressupostos. Primeiro, o PT não considera Pedro Simon imbatível como candidato ao Senado. Segundo, a avaliação interna é de que Rossetto só tem a ganhar com uma candidatura ao Senado. Ele, que até agora só disputou uma eleição majoritária como vice-governador, estrearia com uma votação significativa. Mesmo não se elegendo, chegaria a 2008 fortalecido para concorrer a prefeito de Porto Alegre.

Tarso Genro não será candidato na eleição deste ano. Petistas que tentaram convencê-lo a se apresentar como candidato ao Senado ou a deputado estadual ou federal ouviram que, no momento, seus planos são outros. Tarso escolheu o foco nacional para sua atuação política e avalia que "todo o resto é secundário diante da importância da reeleição do presidente Lula para o PT e para a esquerda".

Para a vaga de vice, o PT gostaria de ter um nome do PSB, mas o partido de Beto Albuquerque procura parceria em outra banda. Resta o PC do B, tradicional aliado petista, ou uma opção caseira. A corrente PT Amplo reivindica espaço na chapa majoritária.

Coluna Rosane de Oliveira