Rural: BNDES anuncia hoje financiamento para ampliar armazenagem de grãos

Apr 14 2008
(0) Comments

Diário Popular – Pelotas, 14/04/2008
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social anuncia hoje um programa para financiar a ampliação da infra-estrutura de armazenagem de grãos no País. Com orçamento de R$ 300 milhões, o programa tem o objetivo de reduzir um dos maiores entraves ao escoamento da safra de grãos. Conforme estimativa da Companhia Nacional de Armazenamento (Conab), atualmente, a defasagem para o armazenamento de grãos chega a 7,2 milhões de toneladas, de um total de 58 milhões de toneladas produzidas no Brasil.

Com base na proposta formulada pelo vice-líder do governo na Câmara, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), o financiamento terá juros de 6,75% (TJLP), mais remuneração do BNDES de 1% e taxa de operação da instituição financeira entre 1% e 3%. O prazo para pagamento é de 96 meses, com três anos de carência. O programa é destinado a empresas com faturamento de até R$ 500 milhões ao ano.

O programa será lançado em Brasília, às 18h, em cerimônia com a presença do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e representantes do setor. Segundo o deputado, a região Sul do País vive a situação mais crítica, com 6,8 milhões de toneladas de defasagem. “O programa chega no momento de colapso da capacidade instalada de armazenagem, provocado pela expansão das fronteiras agrícolas e o uso de novas tecnologias”, afirma.

Ele destaca o fato de o programa ser operado por bancos públicos e privados, o que, na sua opinião, deve garantir taxas de juros menores às empresas. O programa atenderá a 350 empresas que operam com produtores pequenos, médios e grandes, distribuídas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. As operações junto às instituições bancárias devem ser protocoladas até o dia 15 de dezembro deste ano.