Sarney garante a Albuquerque urgência na votação da Lei Pietro
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
O Nacional – Passo Fundo, 13/2/2009
Em audiência na manhã desta quinta-feira (12) com o presidente do Senado, José Sarney, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) pediu que seja agilizada no Senado a votação do Projeto de Lei 4.383/08, de sua autoria, que institui a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. Aprovado na Câmara dos Deputados no dia 4 de fevereiro, e imediatamente batizada pelo presidente Michel Temer de Lei Pietro, o projeto prevê que, anualmente, a semana de 14 a 21 de dezembro seja dedicada à mobilização e esclarecimento a respeito do banco nacional de doadores de medula e de como fazer parte do mesmo. "Farei esse projeto ter prioridade total aqui no Senado", garantiu Sarney.
Na conversa com o presidente da Casa, Albuquerque relatou o drama vivido por ele e sua família ao longo de 14 meses na tentativa de salvar o filho Pietro, de 19 anos, acometido de leucemia mielóide aguda, que veio a falecer no dia 3 de fevereiro. "Essa é uma dor que não passa", avaliou Sarney afirmando que, por intermédio do senador Renato Casagrande (PSB-ES) será possível requerer a urgência para votação em plenário do projeto, que já tramita no Senado como PLC 07/2009.
Na avaliação de Sarney, é preciso alertar e motivar a população por meio da televisão para o problema com o intuito de ampliar significativamente o número de pessoas no cadastro nacional de doadores de medula óssea. Albuquerque relatou ao presidente do Senado as dificuldades de se encontrar doadores compatíveis no Brasil no momento em que doenças como leucemia são diagnosticadas. Hoje, são registrados no país cerca de 10 mil novos casos de leucemia a cada ano.