Secretário Municipal de Saúde participa de debate em Brasília
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Diário da Manhã – Passo Fundo, 28/8/2009
Alberi Grando irá discutir na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara a distribuição do Tamiflu
Passo Fundo já virou referência no país quando o assunto é gripe A. Principalmente quanto as medidas que tem adotado na distribuição do medicamento usado no tratamento da gripe, o Tamiflu. Pelo destaque alcançado, o secretário municipal de saúde, Alberi Grando, foi convidado para participar de uma discussão sobre a distribuição e dispensa do medicamento na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara em Brasília.
A princípio o debate ocorreria ontem, mas pelo convite ter sido feito próximo a data, o organizadores resolveram transferia a data para a próxima quinta-feira (03). Grando diz que vai para Brasília com recursos do Congresso. Também foram convidados para o debate o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Juvêncio Furtado, o secretário de Saúde do Paraná, Gilberto Martin, e o médico radiologista Roger Ancillotti.
Atualmente o Brasil ocupa a sétima posição no comparativo entre os 15 países com a maior taxa de mortalidade pela doença. A taxa brasileira é de 0,29 morte a cada 100 mil habitantes. O primeiro colocado é a Argentina (1,08), seguida do Chile (0,75). O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira 557 óbitos.
Em Passo Fundo, segundo o secretário, a situação está relativamente sob controle. “Porém não baixamos a guarda. Digo que está controlada porque tem medicamento disponível, nos hospitais há leitos de UTI em isolamento a disposição, e não há nenhum paciente grave na região”, revela. O secretário destaca também a ajuda da comunidade, que conseguiu seguir às recomendações passadas pelo Comitê Municipal da Gripe. “Eu credito a redução da gripe em Passo Fundo principalmente a atuação firme e correta do Comitê Municipal da Gripe. Tomamos posições importantes, não cedemos a pressões, e hoje estamos mais tranqüilos”, enfatiza.
Sobre a distribuição do Tamiflu, Grando diz que está tranqüila e há medicamento suficiente no município. Para retirá-lo basta o médico preencher o documento que está no site da Prefeitura colocando exatamente os sintomas do paciente. “Com a receita do médico em mãos o paciente consegue retirar o Tamiflu no PAM. Já os hospitais também têm medicamento suficiente para tratar dos internados”, explicou o secretário.
Últimos dados do município:
Conforme último boletim médio enviado pelo Hospital São Vicente de Paulo, no momento oito pacientes estão internados em UTI’s com sintomas de gripe A. Além disso, oito pacientes estão internados em isolamento, 10 internados liberados do isolamento, totalizando 26 pacientes internados. Sendo que 10 são de Passo Fundo e 16 de outros municípios. Até o momento 107 pacientes já receberam alta.
Já o boletim médico do Hospital da Cidade, informou que há um paciente internado em estado grave e quatro em estado regular. Destes, quatro são de Passo Fundo. Até o momento foram registradas 94 notificações suspeitas no local e 13 foram confirmadas.
Passo Fundo receberá reforço para combater a gripe A
Em 10 dias o Ministério da Saúde irá repassar ao Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) dez kits importados de monitores e respiradores. A informação é do vice-líder do governo, deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS). Segundo Beto, os equipamentos irão, em um primeiro momento, reforçar a estrutura intensiva de atendimento do hospital para combater a gripe A. Entretanto, destaca o deputado, os aparelhos continuarão na cidade após o surto. No total, o Ministério da Saúde adquiriu 160 kits, sendo que 25 virão para o Estado e cinco para Passo Fundo, sendo o investimento na cidade de R$450 mi. “Felizmente, hoje, o surto da nova gripe pode ser considerado sob controle. Mas precisamos ficar alertas e preparados para a probabilidade de um novo pico”, afirmou.
}