Selvageria

Feb 21 2005
(0) Comments

O Sul


O Sul, 21/02/2005


Selvageria

O governo federal está disposto a acabar com a selvageria vigente na Amazônia, que já é histórica. Agora, depois do assassinato da freira missionária Dorothy Stang, já aconteceram outras mortes, relacionada a disputa de terras e exploração de madeira, frutos e resinas. Deve chegar hoje à Câmara Federal projeto do governo que vem sendo discutido há algum tempo, para regulamentar o uso sustentável das florestas. O vice-líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque (PSB/RS), foi designado para coordenar a discussão do projeto.

Pacote verde

Em caráter de urgência, informa o deputado, o governo vai interditar uma área de oito milhões de hectares ao longo da BR – 163 (em construção) para evitar o avanço do desmatamento. Também editará seis decretos para criação de unidades de conservação, e uma medida provisória. O conjunto de medidas está sendo chamado de Pacote Verde.

 

Concessão

Entre os principais pontos do projeto estão a definição de unidades de conservação; áreas de uso comunitárias, como assentamentos florestais; e áreas de concessão paga. Essa concessão, explica Beto, não autoriza qualquer direito de domínio ou posse, apenas permite o manejo para exploração de produtos da floresta. Hoje, ela é explorada sem nenhum controle. A idéia é definir o uso adequado, sem comprometer o desenvolvimento, afirma o deputado gaúcho.

Coluna Vera Spolidoro