Sinal positivo para linha férrea até Rio Grande

Jan 09 2010
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Jornal Agora – Rio Grande, 9/1/2010

 A criação da Ferrosul pode estar mais próxima. Esta semana, o coordenador da bancada gaúcha no Congresso Nacional, deputado federal Beto Albuquerque (PSB), foi informado que o Ministério dos Transportes concluiu e já colocou em fase de aprovação o que chama de “ensaio de diretriz de traçado” para estender a ferrovia Norte-Sul de São Paulo até o Porto do Rio Grande.
Para Albuquerque, que há pouco tempo intermediou audiência de um grupo de gaúchos com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para tratar deste assunto, a resposta do governo federal atende à ação propositiva dos quatro estados do Sul para a criação da Ferrosul.
Segundo o deputado, trata-se de uma visão unitária voltada ao desenvolvimento de toda a região Sul. “A Ferrosul vai revolucionar a insfraestrutura de transporte da região. É um avanço para o Sul do país”, avaliou, afirmando que a partir de agora a ideia é unificar as bancadas do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) para transformar este projeto em recursos.
O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, sublinhou que a mobilização da sociedade gaúcha deu grande impulso ao projeto de criação da Ferrosul, proposto pelo Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
 
A Ferrosul
A ampliação da ferrovia Norte-Sul até o Rio Grande do Sul é reivindicada pelos governadores do Codesul desde reunião realizada em 18 de novembro em Campo Grande. No dia 9 de dezembro, em audiência realizada com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, foram entregues documentos das Assembleias Legislativas e do Codesul pedindo a criação da Empresa Ferroviária Pública na Região: a Ferrosul. A empresa a ser gerida pelos quatro estados abrangidos pelo Codesul está sendo criada para planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos.
A Ferrosul terá como base física a linha existente da Ferroeste, estatal paranaense, e os novos trechos que a mesma construirá ligando o Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Do ponto de vista jurídico, a nova empresa será resultado da incorporação do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul como sócios do Paraná na Ferroeste, que mudará os seus estatutos, passando a denominar-se Ferrosul. Em seguida, acordo de acionistas assegurará a gestão compartilhada da Ferrosul pelos quatro estados, como preconizado na Resolução Codesul nº. 1.042, aprovada em Campo Grande, em 18 de novembro de 2009.
O governador do Paraná, Roberto Requião, anunciou em 18 de dezembro, que enviará à Assembleia Legislativa projeto de alteração da lei de criação da Ferroeste, para a finalidade de abrir caminho à sua transformação em Ferrosul.
O ministro Alfredo Nascimento, durante a reunião em Brasília, determinou à assessoria técnica do ministério a inclusão dos projetos da Ferroeste, apoiados pelo Codesul, no sistema nacional de bitola larga. Em cumprimento à ordem ministerial, o corpo técnico informou no último dia 5 ao presidente da Ferroeste que está em fase de aprovação pelo Ministro a diretriz de traçado permitindo que a ferrovia Norte-Sul, hoje prevista para chegar até Panorama (SP) e daí a Porto Murtinho (MS), estenda-se ao porto do Rio Grande, no extremo sul do Rio Grande do Sul.document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);