Socialistas fazem duras críticas ao governo do Estado

May 10 2005
(0) Comments

Jornal do Comércio – Porto Alegre

Jornal do Comércio – Porto Alegre, 10/05/2005
Socialistas fazem duras críticas ao governo do Estado

O programa do PSB que foi ao ar ontem às 20h30, durante a propaganda política de rádio e tevê, começou batendo forte contra o governo Rigotto. As principais lideranças socialistas atacaram três pontos cruciais: o aumento do ICMS, o reajuste do piso regional e a situação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). "Demos crédito suficiente ao governo Rigotto. Já estava na hora de chamarmos à atenção da população para estas questões", disse o deputado federal Beto Albuquerque. Os socialistas acusaram o governo estadual de adotar o "expediente de equilibrar as finanças públicas com o tarifaço do ICMS". Segundo o parlamentar, ao aumentar o preço dos combustíveis, energia elétrica e serviços de telefonia, o governo gaúcho penaliza não só o setor produtivo, como também a população. "Em alguns casos, a incidência do imposto chega a 40%", reagiu.

Outro ponto de debate foi o reajuste do piso regional. "No Congresso Nacional, somos criticados porque o governo federal concedeu um aumento de quase 10% acima da inflação ao salário mínimo, enquanto que aqui no RS, o governo Rigotto ofereceu apenas 8% para os trabalhadores que recebem o piso regional", sustentou Albuquerque, que também é vice-líder do governo Lula. Um dos idealizadores da Uergs, o parlamentar condenou a proposta do executivo de centralizar a Universidade em sete coordenações regionais. "Isso é um retrocesso. Nós organizamos a Uergs em 23 cidades e agora o projeto está sendo desestruturado. Além disso, a centralização viola o princípio motivador de sua criação que é justamente o valorizar as vocações regionais", disse o deputado, ao informar que, desde 2003, os convênios da Uergs não são pagos em vários municípios. Depois das duras críticas ao governo estadual, o programa tomou um ritmo institucional. Foram lembrados os 20 anos de reorganização do PSB no país, através de uma recuperação da trajetória do Partido e a citação de ilustres socialistas, como o gaúcho Erico Veríssimo.

O programa, que contou com a participação do presidente estadual, Caleb de Oliveira, e do deputado estadual Heitor Schuch, também mostrou o êxito do partido em cidades nas quais a legenda garantiu a reeleição, como Esteio, Boa Vista das Missões, Cristal e Crissiumal. Municípios como Santana do Livramento e Júlio de Castilhos, que pela primeira vez elegeram administrações socialistas também mereceram destaque.