Socorro ao metal-mecânico

Jun 02 2006
(0) Comments

Jornal VS – São LeopoldoJornal VS – São Leopoldo, 2/6/2006
Socorro ao metal-mecânico

Depois da crise no setor agrícola, que recebeu R$ 8,6 bilhões do governo federal com recursos do Bndes e dos Fundos Constitucionais, agora é o setor metal-mecânico que pede ajuda. Conforme um dos porta-vozes do segmento no Congresso Nacional, deputado Beto Albuquerque, muitas fábricas de equipamentos agrícolas estão fechando e dando férias coletivas, por não terem como pagar seus funcionários.

Efeito dominó

O parlamentar acredita que uma das causas é a inadimplência, que só no Rio Grande do Sul chega a 30%. “A crise na agricultura gerou uma crise multisetorial. Isso porque os agricultores que compraram equipamentos e máquinas não puderam pagar, gerando assim um efeito dominó, acarretando demissões e fechamento das fábricas.”

É espera de reação

A situação preocupa principalmente os organizadores e expositores da Expointer 2006, que deve ser realizada de 26 de agosto a 3 de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. É bom que até lá o setor tenha uma boa reação, caso contrário, não será possível atingir nem mesmo as vendas de 2005.