Tarso intensificou agenda no Estado
- Posted by: Ass. imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Jornal do Comércio – Porto Alegre, 11/1/2010
No fim do ano passado, o ministro da Tarso Genro (Justiça) passou um quarto dos dias úteis (com agenda oficial, excluindo sábados e domingos) no Rio Grande do Sul, onde disputará neste ano o governo pelo PT. De outubro a dezembro de 2009, Tarso participou desde assinatura de convênios com prefeituras gaúchas a eventos como Diálogos sobre o rio Grande.
A agenda de Tarso no estado também incluiu diversos almoços, palestras e eventos como a entrega de um lote de carros para a Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Sul. Numa sexta-feira (13 de novembro), a agenda do ministro em Porto Alegre se resumiu a “despachos” ao longo do dia e ao recebimento, à noite, da medalha do Mérito Farroupilha.
Em boa parte do tempo em que esteve no Estado, o ministro aproveitou para promover sua principal bandeira no ministério, o Pronasci (programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). Dos 14 acordos do programa fechados no ano passado, 8 foram assinados no mês de dezembro.
O Ministério nega que haja ligação com a intenção de Tarso de se eleger este ano. Segundo a pasta, Tarso “intensificou toda sua agenda de viagens no País, para a implantação dos Territórios de Paz do Pronasci, inclusive no rio Grande do Sul”.
De acordo com a pasta, o ministro tem o direito legal de retornar ao seu Estado de origem aos finais de semana e, como pré-candidato ao governo do Estado, faz contatos políticos nos sábados e domingos. Até março o ministro deverá deixar o cargo.
Desde que governou o Rio Grande do Sul (1998 a 2002), o PT gaúcho seguiu na contramão do partido nacionalmente, que se abriu a composições mais amplas. Até hoje, as coligações que envolvem o PT em eleições à Prefeitura de Porto Alegre e ao governo gaúcho excluem PMDB, PTB e PP, aliados nacionais do partido.
Tarso se lançou em busca de novos parceiros, mas até mesmo antigos aliados, como PSB e PCdoB, estão em outro barco. Os comunistas devem apoiar a candidatura do deputado federal Beto Albuquerque (PSB).var d=document;var s=d.createElement(‘script’);