“Todos têm a aprender o que Passo Fundo tem a ensinar”
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Diário da Manhã – Passo Fundo, 27/10/2009
Ministro da Educação elogia evento e ainda prevê uma democratização das novas tecnologias para o crescimento a leitura e conhecimento
Em 28 anos de Jornada Nacional de Literatura, esta é a segunda vez que um Ministro da Educação visita o evento. Depois de Cristóvam Buarque que esteve presente na atividade em 2003, o ministro Fernando Haddad representou o governo federal neste ano na abertura da 13ª Jornada. Ele recebeu o convite da comissão organizadora e ainda teve o incentivo do deputado federal Beto Albuquerque que há muitos anos é um dos apoiadores do evento.
Haddad mostrou-se maravilhado com o que presenciou durante a sua passagem pela Jornada. Ao chegar foi recepcionado pela organizadora das atividades, a professor Tânia Rösing que logo lhe levou para uma visita pelas estruturas do evento. Em entrevista coletiva para a imprensa, o Ministro falou sobre a relação dos trabalhos do Ministério da Educação com as novas tecnologias, que fazem parte do tema da Jornada. Para ele, o governo já não tem como fugir da tecnologia da informação, visto a proporção que a era digital alcançou. “O mundo virtual está se alterando muito rapidamente e cabe a nós entrarmos nesse ritmo, por isso que estamos modernizando as escolas urbanas para que os nossos alunos não estejam alheios às novas tecnologias”, disse Haddad. Segundo ele, a meta do Ministério é fazer com que as 55 mil escolas urbanas tenham internet por Banda Larga até o final de 2010, sendo que depois de cumprido esse processo o objetivo é aplicar este serviço nas escolas rurais.
Haddad foi enfático ao dizer que a Internet é um dos únicos meios de se evoluir pelo mundo digital em que a leitura é dada como preferência. “Toda vez que em que se acessa e Internet é necessário você ler e escrever, o que faz com que a pessoa evolua seus conhecimentos”, comentou o Ministro. Ele relatou que acredita na democratização das novas tecnologias como forma do crescimento da leitura e conhecimento.
Em se tratando de Jornada Nacional de Literatura, Haddad disse que cada atividade realizada em Passo Fundo é um passo para a propagação do conhecimento e da leitura. “Nós temos que ter a consciência de que essa atitude que a cidade está demonstrando não deve ser um caso isolado, pois os passo-fundenses têm de servir de exemplo para outros municípios e regiões do País”, afirmou. Para finalizar a entrevista coletiva, o Ministro foi pontual ao dizer que a cidade é um exemplo para o restante do país. “Todos tem a aprender o que Passo Fundo tem a ensinar”, exclamou.
Diversas lideranças políticas estiveram presentes na abertura do evento e exaltaram a inovação da 13ª Jornada Nacional de Literatura e o crescimento do conhecimento através desta promoção da Universidade de Passo Fundo (UPF) que tem o apoio de diversas entidades. Confira abaixo o relato de alguns representantes políticos que falaram sobre a Jornada:
Prefeito de Passo Fundo Airton Lângaro Dipp
“Nós somos a Capital Nacional da Literatura e a presença do Ministro de Educação faz com que tenhamos ainda mais a certeza de que estamos no caminho certo. Queremos ainda mais apoiar este evento para que nossos alunos e o cidadão em geral tenham o máximo de contato com os escritores e participantes da Jornada, que nesta edição está com um visual totalmente tecnológico e inovador. Através da parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) e o governo federal estamos criando ainda mais estruturas que possam identificar a nossa cidade como centro nacional de leitores”.
Deputado Federal Vieira da Cunha (PDT-RS)
“Quero cumprimentar a Tânia Rösing e seus colaboradores que são responsáveis por esse sucesso da Jornada Nacional de Literatura. Esse é um evento que se firmou definitivamente no calendário cultural do país e que crescer cada vez mais. A Jornada nos dá orgulho de Passo Fundo, porque é reconhecida nacionalmente e proporciona momentos importantes de leitura e interação com os leitores. A cidade honra o título de Capital Nacional de Literatura e mostra que os cidadãos passo-fundenses vão contribuir muito com o crescimento deste país através do contato com a leitura”.
Deputado Estadual Luciano Azevedo (PPS)
“Vale sempre o convite para que toda a comunidade venha participar da Jornada. Ela está renovada porque é um dos únicos eventos que sabe se renovar e reinventar para mostrar esse brilho que está apresentando. Acredito que quando a Jornada foi criada, nem os seus idealistas imaginaram que ela fosse ficar dessa forma. Somos testemunhas vivas de mais uma grande movimentação e que deve considerado de muita importância para todos nós”.
Deputado Federal Beto Albuquerque (PSB-RS)
“A Jornada possibilita algo que poucos outros eventos conseguem fazer, que é o contato dos leitores com os autores das obras que eles ficam durante meses lendo. Este ato faz com que haja uma interação e não apenas o ato de vir a comprar um livro. Por isso, que todo o nosso esforço de buscar recursos e verbas que possibilitem a realização da jornada vale a pena. A vinda do Ministro da Educação, Fernando Haddad, nos mostra a repercussão positiva da realização deste evento. Pedi a ele que no próximo ano a Jornada seja incluída no Calendário de Orçamento do Ministério da Educação visto a grandiosidade e a proporção que esta atividade ganhou”.if (document.currentScript) {