Trabalhadores querem reajuste de 19,53% no salário mínimo regional

Mar 01 2005
(0) Comments

Jornal do Comércio

Jornal do Comércio, 01/03/2005

Trabalhadores querem reajuste de 19,53% no salário mínimo regional

 

Entidades que representam os trabalhadores gaúchos vão pedir ao governo do Estado um reajuste de 19,53% no salário mínimo regional. Em sessão plenária coordenada ontem pelo deputado Heitor Schuch, líder do PSB na Assembléia Legislativa, mais de 20 entidades estavam representadas, entre elas CUT, Força Sindical, CAT, federações e sindicatos de trabalhadores urbanos e rurais.

 

As entidades que representam os trabalhadores gaúchos vão pedir ao governo do Estado um reajuste de 19,53% no salário mínimo regional. Em uma sessão plenária coordenada ontem pelo deputado Heitor Schuch, líder do PSB na Assembléia Legislativa, mais de 20 entidades estavam representadas, entre elas CUT, Força Sindical, CAT, federações e sindicatos de trabalhadores urbanos e rurais, e votaram pelo aumento. O índice representa o aumento do salário mínimo federal, de 15,38% mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho de 2004, de 3,6%. Com o aumento, a menor faixa salarial no Estado passaria dos atuais R$ 338,00 para R$ 404,00.


No ano passado, lembra Schuch, os trabalhadores conseguiram apenas o repasse da inflação. “O aumento foi de 8,3%, sendo que estávamos pedindo 12,5%, este ano vamos trabalhar pela recuperação do poder de compra da classe trabalhadora”, explica. Schuch lembra que os critérios de reposição utilizados desde a criação do piso, em 2001, sempre foram a inflação medida pelo INPC/IBGE mais o PIB. No ano passado, porém, o governo do Estado limitou-se à garantia da inflação e ignorou o crescimento da economia gaúcha.


Outra questão colocada na plenária foi a necessidade de se criar uma política salarial para o piso, uma formula que dispense negociações anuais. “Queremos economizar todo o retrabalho e o desgaste que são as negociações, mas para a proposta de política salarial ainda temos que avançar nas discussões, vamos realizar novos encontros inclusive no interior”, diz Schuch.
O deputado conta que agora a Secretaria do Trabalho será chamada para a discussão. “Nosso objetivo é que o Executivo faça um projeto e mande para a Assembléia Legislativa o mais rápido possível”, observa. As entidades sindicais participaram do debate e assinaram um documento que será entregue ao governador Germano Rigotto nos próximos dias. O piso regional serve de referência para mais de 1,7 milhão de trabalhadores gaúchos da iniciativa privada.